Notícias
Atividades da 7ª SENCIR são recebidas no CDTN
A 7ª edição da Semana Nacional de Engenharia Nuclear e da Energia e Ciência das Radiações (SENCIR) foi realizada entre os dias 12 e 14 de novembro de 2024, em Belo Horizonte (MG). O objetivo do evento bienal é reunir graduandos, pós-graduandos, professores e especialistas da área nuclear para divulgar as produções acadêmicas, proporcionar o debate dos avanços e desafios contemporâneos, além de apresentar o cenário do mercado de trabalho no setor.
O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), é parceiro desde a primeira edição do evento e recebeu parte das atividades. O restante da programação ocorreu na Escola de Engenharia e na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais.
Na abertura do evento, dia 12, o diretor substituto do CDTN, Sérgio Filgueiras, ressaltou a importância do SENCIR para a formação das novas gerações de especialistas. “A área nuclear passa por um momento em que o mundo reconhece aquilo que já sabíamos, que é o papel da tecnologia nuclear para a estabilidade do fornecimento de energia e para contribuir na superação das dificuldades climáticas que essa geração vai enfrentar”, declarou.
Servidores do CDTN compuseram a mesa redonda Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do CNPq: Instrumentação Nuclear e Aplicações na Indústria e Saúde (INAIS). Os painelistas apresentaram algumas das pesquisas do INCT INAIS, que congrega laboratórios do CDTN, da Universidade Federal de Uberlândia, do Instituto de Pesquisas Energéticas (IPEN), da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal de Pernambuco. “Nosso objetivo é divulgar um pouco das nossas pesquisas e linhas. O país oferece fomento para mantermos o estímulo nas áreas de dosimetria e aplicações na saúde e na indústria”, comentou Teógenes Augusto da Silva, pesquisador e servidor aposentado do CDTN.
O SENCIR organizou sessões de pôsteres e sessões de apresentações orais que contaram com a participação de bolsistas de Iniciação Científica e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do CDTN. A bolsista de graduação Irene de Paula Côrtes recebeu destaque como melhor trabalho avaliado da área de Ciências das Radiações (categoria apresentação oral), com o artigo "Avaliação pré-clínica da estabilidade radioquímica in-vitro do novo radiofármaco PSMA-1007 (18F)", orientado pela pesquisadora Marina Bicalho.
Para a formação dos participantes, foram oferecidos minicursos, dois deles ministrados no Centro. O pesquisador Vanderley Vasconcelos conduziu a formação sobre “Gestão de riscos e confiabilidade em sistemas nucleares”. Já o pesquisador Bruno Melo Mendes abordou a “Perspectiva histórica dos efeitos biológicos das Radiações Ionizantes e riscos em baixas doses”.
O último dia da programação, no dia 14, incluiu visitas às instalações do CDTN. Por ocasião do evento, o Centro recebeu a visita do ex-diretor do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), Fernando Roberto de Andrade Lima. O CRCN-NE, instituto da CNEN, foi uma das instituições apoiadoras do evento: contou com servidores e bolsistas participantes, além de um estande dedicado à divulgação das suas atividades.
As fotos da participação do CDTN no SENCIR 2024 podem ser consultadas neste álbum.
Deize Paiva
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cdtn.br