Notícias
AppCovid: aplicativo vai complementar barreira sanitária do CDTN
Captura de tela do AppCOVID - Imagem: Reprodução/CDTN
O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), uma unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN/MCTI), implementou a barreira sanitária como uma das medidas de contingência durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A barreira tem verificado a temperatura corporal e oximetria de pulso na triagem de trabalhadores e colaboradores, avaliando possíveis sinais e sintomas sugestivos da Covid-19. Contudo, para agilizar a verificação dos sintomas e possibilitar o registro dessas informações, foi criado o AppCovid, um formulário online com perguntas descritas pelo Ministério da Saúde para uma análise dos possíveis sintomas da doença, bem como do risco relacionado com o contato com familiares com quadro sintomático, ou já com confirmação laboratorial da doença.
Todos os trabalhadores em regime presencial (servidores, terceirizados e colaboradores, prestadores de serviço, etc.) deverão preencher o questionário antes de se deslocarem ao CDTN diariamente.
A partir das respostas no formulário, o resultado compreenderá três possibilidades:
1. A liberação do(a) trabalhador(a) para o acesso às instalações do CDTN. Ao chegar na portaria principal, ele(a) deverá ainda passar pela barreira sanitária para verificação da temperatura corporal e oximetria de pulso;
2. Avaliação por telefone com o médico do trabalho, para determinar se ocorrerá a liberação de entrada ao CDTN, tendo em vista as informações fornecidas no preenchimento do questionário;
3. Ou a proibição da entrada às instalações do CDTN, devendo estes trabalhadores ligar para o Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUCSAT) para receber orientações a respeito do isolamento e cuidados diários.
A resposta da liberação ou não de acesso aparecerá após o preenchimento do questionário, juntamente com os telefones para o esclarecimento de dúvidas, se necessário. O questionário deverá ser preenchido todos dias, antes de o trabalhador se dirigir ao CDTN. Basta clicar no link AppCovid no menu do site ou clique aqui. O usuário será direcionado para o cadastro inicial, devendo inserir a sua matrícula CNEN (no caso dos servidores) ou o CPF (no caso de colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço).
Em caso de dúvidas, os servidores e colaboradores do CDTN podem entrar em contato por e-mail: gasc@cdtn.br