Notícias
Alunos de licenciatura indígena conhecem a atuação do CDTN
Alunos de licenciatura indígena no Espaça Memória do CDTN - Foto: Alice Queiróz
Uma das iniciativas de divulgação do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) para a sociedade é a visita presencial. Retomada em 2022 em razão das restrições da pandemia de Covid-19, a ação aproxima os pesquisadores e os trabalhos do CDTN do dia a dia do público.
Uma das turmas visitantes de 2023 foi composta por estudantes da Formação Intercultural para Educadores Indígenas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O curso é realizado em regime de alternância, destinado exclusivamente a indígenas aldeados, para habilitar professores para lecionar em diferentes disciplinas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nos territórios indígenas.
A visita teve foco na área de meio ambiente, uma das principais frentes de atuação da instituição. O CDTN realiza pesquisas sobre solo, água e ar em inúmeras regiões do estado de Minas Gerais, incluindo territórios indígenas. O pesquisador do Serviço de Meio Ambiente, Ricardo Passos, apresentou um panorama geral das atividades de meio ambiente da instituição, por meio de uma palestra que contou com interações dos alunos.
Para o professor da Faculdade de Educação da UFMG, Célio da Silveira Júnior, a experiência foi marcante. “Inseridos em um curso que preza a interculturalidade e uma formação baseada na articulação entre conhecimento científico e saberes tradicionais, a visita ao CDTN nos ajudou a caminhar um pouco mais em direção a esse objetivo, para além do que tratamos nas salas de aulas da UFMG ou nos territórios indígenas, locais onde o curso se desenvolve”, avalia.
Além das pesquisas, instrumentos e áreas de estudos em Meio Ambiente, os pesquisadores do CDTN apresentaram outros serviços e técnicas nucleares utilizadas em benefício da sociedade e da vida, além de um pouco mais da história da ciência nuclear em Minas Gerais. Os estudantes conheceram o Reator de Pesquisa TRIGA IPR-R1, o Laboratório de Irradiação Gama (LIG) e o Projeto Memória. Interessados em irradiação de alimentos, os estudantes participaram ativamente da apresentação no laboratório e puderam conferir alimentos e outros materiais irradiados e tratados pelo LIG.
A visita foi realizada no dia 29 de agosto por duas turmas do curso.
O CDTN é vinculado à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.