Notícias
Aluno da Pós-graduação do CDTN foi selecionado para doutorado sanduíche na Itália
Doutorando Lucas Souza começou seu período de doutorado sanduíche em Trento, na Itália. Foto: Acervo pessoal
O estudante do curso de doutorado do CDTN, Lucas Souza, foi contemplado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com uma bolsa de doutorado sanduíche. O período da experiência será por 10 meses, no Departamento de Engenharia Industrial da Università Degli Studi di Trento, em Trento, na Itália.
O projeto de doutorado de Lucas está inserido na linha de pesquisa de Ciência e Tecnologia dos Materiais do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do CDTN. Na Itália, os estudos são na linha de pesquisa de corrosão, com investigações sobre um revestimento orgânico autorreparador. A pesquisa envolvendo revestimentos autorreparadores se concentra no desenvolvimento de materiais de revestimento capazes de se recuperar automaticamente de danos ou desgastes superficiais. Esses revestimentos inovadores têm aplicação em diversas áreas, como a indústria automotiva, aeroespacial e de construção, onde a durabilidade e a proteção contra a corrosão são essenciais.
“Minhas expectativas em relação ao doutorado sanduíche são bastante elevadas. Planejo aproveitar ao máximo essa oportunidade para aprofundar minha pesquisa, colaborar com acadêmicos de renome na minha área e expandir meu horizonte acadêmico e cultural”, declara Lucas.