Notícias
Abertura do V Seminário Brasileiro de Terras Raras discute atual mercado produtor brasileiro
Linha do tempo do Seminário Brasileiro de Terras Raras
Com o objetivo de apresentar e discutir os desafios e perspectivas tecnológicas da cadeia produtiva de Elementos Terras Raras, um esforço nacional que vem sendo estimulado ao longo dos últimos dez anos, o V Seminário contou com mais de 400 pessoas participando ao vivo nesta segunda-feira, dia 12 de abril. Visando debater pesquisa, desenvolvimento e inovação das áreas de mineração, metalurgia, materiais, meio ambiente, sustentabilidade e reciclagem de terras-raras, o seminário traz o resgate histórico da consolidação da área desde o I Seminário Brasileiro de Terras Raras, que ocorreu no dia 07 de dezembro de 2011, e demonstra a força dos trabalhos realizados no país a fim de construir uma rede sólida de atuação.
As instituições participantes são o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), uma unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear, que sedia o evento; o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); o Ministério de Minas e Energia (MME); a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE-MG); a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge); INCT Processamento e Aplicações de Ímãs de Terras-Raras para Indústria de Alta Tecnologia (PATRIA); e Projeto REGINA (Rare Earth Global Industry and New Applications).
O pesquisador titular do CDTN e membro da comissão organizadora do evento, Waldemar Macedo ressaltou a importância do resgate da memória dos seminários sobre terras raras dos anos anteriores, e os impactos na elaboração de estratégias em relação à mineração e temas correlatos. Macedo reforça que o evento é um marco no desenvolvimento do país devido às terras raras serem “uma cadeia de imenso e crescente valor estratégico em escala global, especialmente para a mobilidade elétrica e energias renováveis, entre outras tecnologias”. O Diretor do CDTN, Luiz Carlos Duarte Ladeira, também participou da abertura do evento, reafirmando sua importância para a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação no CDTN, e no Brasil. “O CDTN se orgulha de sediar esse encontro”, afirmou.
As atividades do V Seminário ocorrem até o dia 14 de abril, e serão transmitidas ao vivo pelo youtube do MCTI. A programação está disponível na página do CDTN e demais instituições.