Notícias
1º lugar do Prêmio de Pôster Júnior da INAC 2024 é do CDTN
O bolsista de Iniciação Científica do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Mateus Brito Chalub, conquistou o 1º lugar na Junior Poster Awards 2024 da International Nuclear Atlantic Conference (INAC). O reconhecimento está em sua décima edição e é voltado para estudantes de graduação das universidades e faculdades brasileiras que possuem trabalhos em ciência e tecnologia nuclear.
O trabalho apresentado é um caso comparativo entre os resultados experimentais e de simulação pela metodologia CFD da perda de carga através de uma placa perfurada que imita o bocal de entrada do elemento combustível de um reator de água pressurizada (PWR). “Nos resultados, percebemos que houve uma discrepância muito grande na perda de carga de uma placa chanfrada. No experimento, a diferença de pressão estava muito mais alta do que o esperado e simulado. As razões para isso ainda não foram completamente esclarecidas”, explica Chalub.
“O trabalho científico não é um processo linear e, mesmo em projetos introdutórios, aparecem muitos percalços. Por isso é muito recompensador quando alguém mostra que nada disso foi em vão. Meu orientador na iniciação científica é o André Campagnole. Ele, juntamente com todos os meus colegas de laboratório, foram grandes responsáveis para que eu conseguisse realizar qualquer trabalho”, celebra Mateus Chalub.
Foi feita a avaliação de 87 resumos. Desses, dois outros foram reconhecidos em 4º lugar por dois trabalhos desenvolvidos no CDTN: o de Lorena Soares e de Anna Clara Moreira.
1º lugar
Nome: Mateus Brito Chalub
Instituição de origem da graduação/IC: Universidade Federal de Minas Gerais - CDTN
Nome do trabalho: “Comparison of Experimental Results with CFD Simulation for Pressure Loss in Perforated Plates”
Autores: Mateus Brito Chalub, Wallen Ferreira de Souza, Graiciany de Paula Barros, Edson Ribeiro, Vitor Vasconcelos Araújo Silva e André Augusto Campagnole dos Santos.
4º lugar
Nome: Lorena Soares Fonseca
Instituição de origem da graduação/IC: Universidade Federal de Minas Gerais - CDTN
Nome do trabalho: “Calibração de sistema dosimétrico termoluminescente para avaliação da distribuição de doses em hemocomponentes”
Autores: Lorena Soares Fonseca, Daniel Silva Calheiro, Leonardo Gualberto Silva Macedo, Amir Zacarias Mesquita, Thêssa Cristina Alonso e Peterson Lima Squair.
4º lugar
Nome: Anna Clara Moreira da Silva
Instituição de origem da graduação/IC: Universidade Federal de Minas Gerais - CDTN
Nome do trabalho: “Zoomorphic mouse phantom for applications in small animals PET scanner: initial tests”
Autores: Anna Clara Moreira da Silva, Andrea Vidal Ferreira, Ester Maria Rodrigues de Andrade, Rodrigo Modesto Gadelha Gontijo e Bruno Melo Mendes.
Estudantes provenientes das instituições Universidade Santo Amaro em parceria com Ipen, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade Oswaldo Cruz com parceria com o Instituto de Engenharia Nuclear e Universidade Presbiteriana Mackenzie também foram laureados.
Ao todo, mais de 500 trabalhos foram apresentados na INAC 2024. O CDTN foi representado por servidores e colaboradores que apresentaram trabalhos, integraram mesas redondas e painéis, além de participação no estande da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) da ExpoINAC - mostra das instituições e empresas do setor nuclear.
A organização do evento internacional é da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben). A próxima edição está prevista para o ano de 2026.
O CDTN é uma unidade da CNEN, autarquia federal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Ingresso na pesquisa para estudantes da graduação
No CDTN, os programas de Iniciação Científica são voltados para estudantes de graduação de diversas áreas de Ciências Exatas e Biológicas: química, física, biologia, geografia, geologia e engenharias. As atividades do bolsista de Iniciação Científica englobam formular hipóteses, testar métodos e comunicar os resultados com clareza.
Saiba mais: O principal objetivo da Iniciação Científica é contribuir para o estímulo e inserção de estudantes do ensino superior em atividades de pesquisas. O CDTN possui bolsas dos programas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da CNEN.
Deize Paiva, jornalista enviada ao Rio de Janeiro
Assessoria de Comunicação do CDTN