Projetos Sociais
Responsabilidade social e ambiental.
Geladeira Literária - o trilho da leitura nas estações
Criado em dezembro de 2018, o projeto Geladeira Literária é uma iniciativa de incentivo à leitura, por meio da qual a CBTU Maceió disponibiliza gratuitamente diversos estilos de livros, publicações e revistas em geladeiras (carcaças do equipamento transformadas em estantes) que ficam nas principais estações, localizadas em pontos de fácil acesso aos passageiros.
Sem nenhuma burocracia, qualquer pessoa pode abrir a Geladeira e escolher o livro ou revista que mais gostar, ler ali mesmo enquanto espera o trem, ou até levar pra sua casa, sem pagar nada. Em seis anos de projeto, já foram disponibilizados mais de quatro mil exemplares de livros de romance, suspense, ficção, biografia, auto-ajuda, técnicos, de concurso, apostilas, revistas em quadrinhos, dentre outros.
O projeto da Geladeira Literária é um meio facilitador para empresas e pessoas físicas que têm livros e querem descartar, mas não sabem a quem doar, ao mesmo tempo em que funciona como um canal de acesso para quem não tem condições financeiras de adquirir uma publicação, ou que não tem tempo para tal.
A CBTU Maceió recebe as doações, faz a triagem para verificar a qualidade do material e distribui nas estações. Em 2024, já são quatro estações que contam com a Geladeira Literária: Central, Mercado, Fernão Velho e Satuba.
Considerando que o perfil do usuário do transporte ferroviário na região metropolitana de Maceió é de passageiros de baixa renda, trabalhadores que precisam do transporte público e pessoas em situação de vulnerabilidade social, o projeto Geladeira Literária é uma importante contribuição para o incentivo à leitura e ao acesso à educação, fazendo a diferença no dia a dia da população alagoana.