Notícias
MDR e CBTU inauguram ponte ferroviária sobre o Rio Pirapama
Foto da ponte
Para ampliar o atendimento à população da Região Metropolitana de Recife, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) inauguraram mais uma etapa da duplicação da Linha Sul do sistema do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Metrô do Recife. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participou da entrega da ponte ferroviária sobre o Rio Pirapama, em Cabo de Santo Agostinho (PE), nesta quinta-feira (29). A obra recebeu investimento federal de R$ 13,5 milhões. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, também esteve presente do evento.
“Nosso objetivo é atender as pessoas com maior qualidade, mais conforto e reduzir o tempo da locomoção daqueles que trabalham em outros pontos da Região Metropolitana até chegarem às suas casas. O governo do presidente Jair Bolsonaro tem compromisso com aqueles que mais precisam da ação do Estado por meio de ações de mobilidade urbana”, destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
Para o diretor-presidente da CBTU, José Marques, esta inauguração é um marco para o sistema da companhia no Recife. "Com o empenho do ministro neste projeto, estamos iniciando a conclusão da duplicação e modernização desta linha, que tem uma importância histórica. O intervalo entre os VLTs irá reduzir pela metade e, com isso, ampliaremos de forma exponencial a capacidade de passageiros transportados”, afirmou.
A ponte já está concluída e em operação. Com 100 metros de extensão, está localizada entre as estações Ponte dos Carvalhos e Santo Inácio, na região metropolitana da capital pernambucana. Diariamente, as estações próximas ao local atendem 2,5 mil passageiros. Outra ponte sobre o Rio Pirapama está prevista para ser entregue até o fim deste ano. Juntas, as duas estruturas receberam R$ 24,9 milhões em investimentos federais.
“Essa duplicação do VLT é um projeto que teve início na década de 80, e a inauguração dessa ponte é como se fosse o início da conclusão de um sonho. Com a duplicação, esperamos tornar o modal nesse trecho mais atrativo, diminuindo os intervalos entre VLTs e, assim, ampliando o quantitativo de usuários transportados”, comenta o superintendente da CBTU Recife, Carlos Ferreira.
As obras integram a duplicação do Ramal do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na linha Cajueiro Seco – Cabo, que pretende reduzir de 51 para 23 minutos o intervalo entre cada VLT quando totalmente finalizada. A duplicação também possibilitará o aumento da oferta de lugares para 21 mil passageiros por dia.
O Presidente do Conselho Administrativo da CBTU, Bernardo Barbosa; o Superintendente da STU Recife, Carlos Ferreira; e parte do corpo técnico da Companhia. Diversas autoridades politicas também compareceram ao evento, como os prefeitos Clayton da Silva (Cabo de Santo Agostinho) e Anderson Ferreira (Jaboatão dos Guararapes), o deputado federal André Ferreira; dentre outros.
Dia do Ferroviário
Nesta sexta, 30 de abril, é comemorado o Dia do Ferroviário. A data foi escolhida por remeter à inauguração da primeira ferrovia brasileira, em 30 de abril de 1854: a Estrada de Ferro Petrópolis, também conhecida como Estrada de Ferro Mauá. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho e o diretor-presidente da CBTU, José Marques, parabenizaram a categoria pela data e destacaram a importância do modal para os brasileiros e o desenvolvimento sócio econômico das cidades.