Notícias
Administração Central
Comunicação e Marketing da CBTU AC realizam visita técnica aos sistemas de São Paulo
Os encontros aconteceram para aprimorar e aumentar o conhecimento nas áreas Comercial e Comunicação da Companhia.
Publicado em
29/05/2024 00h00
Atualizado em
12/08/2024 14h01
Nos dias 23 e 24/5, a Gerência Técnica de Marketing e Potencialidades Comerciais (Gempo) e a Gerencia Técnica de Comunicação Institucional (Gecin), áreas da Administração Central da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), visitaram os sistemas do Metrô SP e da CPTM, em São Paulo. O objetivo do encontro foi o de avaliar as estratégias utilizadas pelas empresas para aprimorar e aumentar o conhecimento nas áreas Comercial e Comunicação da Companhia.
“Essas visitas técnicas são extremamente importantes, pois há uma troca de conhecimentos que, não apenas enriquecem nossas estratégias operacionais, como ainda fornecem insights para o processo de reestruturação que a área da CBTU passa neste momento. Nosso objetivo é aprimorar e fortalecer nossa comunicação interna e externa e, a experiência adquirida nas visitas a outros sistemas metroferroviários, é crucial para alcançarmos nossos objetivos institucionais”, disse Mayara Renata Ferreira gerente da Gecin.
Além da troca de informações, durante o encontro foram tratados assuntos sobre ferramentas de comunicação interna e externa, projetos de responsabilidade social, gestão de redes sociais, endomarketing e gestão de crise. O momento também possibilitou que as equipes conhecessem as estações de São Bento, Brás e Luz.
“Um dos grandes benefícios de trocar ideias com a CBTU é que nesse benchmarking conseguimos conhecer e comparar processos, uso de ferramentas e estratégias e identificar melhores práticas no mercado. Esse tipo de interação acelera bastante a implementação de possíveis mudanças impulsionando a solução de problemas e otimizando processos. Todo mundo sai ganhando”, enfatizou Patricia Truzzi, Gerente de Comunicação do Metrô de SP.
Para Tereza Maia, Assistente Executiva da Gempo, as visitas têm oportunizado conhecer novas estratégias e projetos. “Nestas visitas tivemos a oportunidade de conhecer mais do setor comercial e de comunicação, de dois grandes players do mercado de transporte sobre trilhos. Essa troca de experiências é fundamental para conhecermos o mercado e aperfeiçoarmos processos internos. Além disso, foi uma ótima oportunidade para trabalhar de forma positiva o relacionamento com essas empresas”, finalizou.
“A CBTU aqui na Companhia de Trens Metropolitanos foi muito enriquecedor. Trocamos muitas experiências, dados para performance, entender como funciona o mercado em outros estados e passar um pouquinho do que aprendemos para eles”, citou Rodrigo Pontes, gerente de comunicação da CPTM.