Auditoria Interna
A atividade de auditoria interna governamental tem como missão aumentar e proteger o valor organizacional das instituições públicas, fornecendo avaliação, assessoria e aconselhamento baseados em risco.
A Unidade de Auditoria Interna Governamental (UAIG) da CBTU tem o propósito de auxiliar a Companhia a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.
No âmbito do Poder Executivo Federal, a atividade de auditoria interna governamental deve ser realizada em conformidade com o Referencial Técnico aprovado pela Instrução Normativa nº 3, de 9 de junho 2017, que estabelece os requisitos fundamentais para a prática profissional e para a avaliação do desempenho da atividade de auditoria interna governamental.
Vinculada ao Conselho de Administração da entidade, em conformidade ao Decreto nº 3.595/2002, a Auditoria Interna tem por competência, entre outras atribuições, elaborar e publicar o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT), o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT), e o Parecer Sobre a Prestação de Contas Anual da Entidade, em conformidade com o estabelecido na Instrução Normativa nº 5, de 27 de agosto de 2021.
Benefícios da Atividade de Auditoria Interna
Em consonância ao disposto na Instrução Normativa CGU nº 10, de 28 de abril de 2020, publicada pela Secretaria Federal de Controle Interno (SFC) do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, a UAIG passou a adotar a “Sistemática de Quantificação e Registro dos Resultados e Benefícios Financeiros da Atividade de Auditoria Interna”.
Os benefícios podem ser classificados em Financeiros – representados monetariamente, podendo ser provenientes da categoria gastos indevidos evitados ou valores recuperados – ou Não Financeiros – quando demonstram um impacto positivo na gestão de forma estruturante, tal como melhoria gerencial, melhoria de controles internos e aprimoramento de normativos e processos, devendo sempre que possível quantificado em alguma unidade que não monetária.
Consolidação dos Benefícios Financeiros em 2023
As informações completas acerca dos benefícios financeiros e não financeiros, deste e de outros exercícios, poderão ser consultados nos respectivos Relatórios Anuais de Atividades de Auditoria Interna (RAINT).