Conexões com a Internet no RSDC
O Rio Science Datacenter Alfredo Marques estabelece conexões com a internet por meio do Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa no Rio de Janeiro (POP/RNP-RJ), Rede Rio/FAPERJ e do IX.br, entidade que promove a interconexão de redes de provedores de serviços de Internet e conteúdo, bem como outras instituições no Brasil. A estrutura foi desenvolvida para atender às necessidades de entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com a capacidade de gerenciar grandes volumes de dados e realizar processamento de alta intensidade, enquanto cumpre rigorosos requisitos de segurança e redundância.
A Rede Rio é uma iniciativa da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e consiste em uma infraestrutura de rede de alta velocidade que conecta instituições de ensino superior e de pesquisa no estado do Rio de Janeiro. Seu objetivo é fornecer um meio avançado para a colaboração científica e acadêmica, facilitando o compartilhamento de recursos computacionais, o acesso a bancos de dados e a realização de projetos colaborativos em diversas áreas do conhecimento.
A Rede Rio é parte das infraestruturas de redes acadêmicas que são essenciais para suportar a pesquisa de ponta, permitindo que cientistas, professores e alunos tenham acesso a recursos de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) avançados. A rede permite conexões de alta velocidade entre as instituições membros e também conecta essas instituições a outras redes de pesquisa nacionais e internacionais.
Além de suportar a comunicação e colaboração científica, a Rede Rio também pode oferecer serviços como hospedagem de servidores, aplicações de e-learning, videoconferências, entre outros, que são fundamentais para o funcionamento e a inovação no ambiente acadêmico e de pesquisa.
Coordenação de Engenharia Operacional (CEO) - A Coordenação de Engenharia Operacional é responsável pelo bom funcionamento de todas as conexões e dos serviços oferecidos pela Rede-Rio.
Localização da CEO/RR:
LITCOMP - Laboratório de Instrumentação e Tecnologia de Computação
COTEC - Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico
CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Rua Dr. Xavier Sigaud, 150
URCA - Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22.290-180
POP-RJ/RNP
O POP-RJ, é o Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (RNP-RJ), e faz parte da infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A RNP é uma organização que oferece uma infraestrutura de internet avançada com o intuito de apoiar a comunidade de pesquisa, educação e inovação no Brasil. Ela interliga universidades, centros de pesquisa e órgãos governamentais em todo o país e promove a colaboração e o desenvolvimento de projetos em diversas áreas do conhecimento.
Os Pontos de Presença são estratégicos para a RNP, pois atuam como núcleos de conexão à sua rede, garantindo que instituições tenham acesso aos serviços avançados de TIC. Isso inclui não apenas conectividade de alta velocidade e qualidade, mas também acesso a plataformas de colaboração, ferramentas de segurança, armazenamento de dados, computação em nuvem e outras tecnologias essenciais para atividades de pesquisa e educação.
Localização do POP-RJ/RNP
O PoP-RJ está fisicamente localizado no RSDC do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
RSDC - DATACENTER PARA CIÊNCIA ALFREDO MARQUES DE OLIVEIRA
LITCOMP - Laboratório de Instrumentação e Tecnologia de Computação
COTEC - Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico
CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Rua Dr. Xavier Sigaud, 150
URCA - Rio de Janeiro/RJ
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é uma grande aliada da educação e pesquisa no Brasil. Disponibilizando internet segura e de alta capacidade, serviços personalizados e promovendo projetos de inovação. O sistema RNP inclui universidades, institutos de pesquisa, organizações educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos. Com isso, 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores brasileiros, são beneficiados. Pioneiros, ao trazer a internet para o Brasil, e hoje a rede chega a todas as unidades da federação. Também são conectados às demais redes de educação e pesquisa na América Latina, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania por meio de cabos de fibra óptica terrestres e submarinos. Qualificados, também, como uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), das Comunicações (MCom), Cultura, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP).
IX.br é o nome dado ao projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr) que promove e cria a infra-estrutura necessária (Ponto de Intercambio de Internet - IXP) para a interconexão direta entre as redes ("Autonomous Systems" - ASs) que compõem a Internet Brasileira. A atuação do IX.br volta-se às regiões metropolitanas no País que apresentam grande interesse de troca de tráfego Internet.
Uma das principais vantagens deste modelo, é a racionalização dos custos, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes.
Outra grande vantagem é o maior controle que uma rede pode ter com relação a entrega de seu tráfego o mais próximo possível do seu destino, o que em geral resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes e operação mais eficiente da Internet como um todo. Iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Promove a interconexão direta de redes de provedores de serviços de Internet (ISPs),
conteúdo e outras instituições no Brasil.
Para mais informações veja aqui.