Projetos de PD&I
O LITELT desenvolve projetos de instrumentação paras os diversos grupos de pesquisa do CBPF, fazendo: (i) Instrumentação para automação de processos; (ii) Manutenção e reparos de instrumentos; (iii) Manutenção de projetos eletrônicos na área de instrumentação nuclear; (iv) Projetos de sistemas de instrumentação para laboratório.
O grupo também atuou na formação de alunos de iniciação científica e de pós-graduação. Desde 2018, o LITELT vem participando do desenvolvimento da instrumentação científica de projetos de P&D, como:
O LITELT participa da instrumentação eletrônica de Projetos científicos, tais como:
i) NEUTRINOS-ANGRA – concepção e desenvolvimento do gerador de pulsos de curtos intervalos de tempo (8ns) para estudo e calibração das 32 pmts (photomultiplier tubes) do detector, utilizando leds de cores azul, ultravioleta e ciano. Atualmente o gerador de pulsos encontra-se em funcionamento dentro do Detector de Antineutrinos, localizado próximo ao Reator Nuclear da Usina Nuclear de Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Desenvolvimento de geradores de pulsos de curtos intervalos de tempo (8ns) para estudo e calibração das fotomultiplicadoras dos detectores do Projeto Neutrino. Atualmente o gerador de pulsos encontra-se em funcionamento dentro do Detector de Antineutrinos, localizado próximo ao Reator Nuclear da Usina Nuclear de Angra dos Reis.
Foto: LITELT - concepção e desenvolvimento de instrumentos eletrônicos para o Projeto NEUTRINOS-ANGRA.
ii) MARTA (MUON AUGER RPC FOR THE TANK ARRAY) – concepção e desenvolvimento da fonte de alta tensão (14kv/10ua) com controle via Barramento I²C para detectores que utilizam a tecnologia RPC (resistive plate chambers). Atualmente a fonte está sendo preparada para atuar remotamente, utilizando sistemas embarcados para monitoramento e controle deste equipamento aparelho.
Foto: Desenvolvimento no LITELT de fonte de alta tensão (14kv/10ua).
iii) SLOW CONTROL PARA O OBSERVATORY PIERRE AUGER - Desenvolvimento do Slow Control para um detector tipo RPC para o experimento de detecção de raios cósmicos. Este trabalho vem sendo parte da atualização do hardware referente ao Slow Control que consiste num sistema centralizado que monitora e/ou controla um ou mais sistemas para prevenção de falhas, monitoramento, controle direto por parte do utilizador ou de controle automatizado. Atualmente este sistema está em teste para receber uma Interface IDE – uma interface visual local – para explorar seus recursos na aquisição de dados e controle dos subsistemas integrado ao Sistema Embarcado. Projeto e desenvolvimento da fonte de alta tensão (6kv/10uA) com o objetivo de prover a alimentação para detectores que utilizam a tecnologia RPC (Resistive Plate Chambers). Atualmente (2023) a fonte está sendo preparada para atuar remotamente, utilizando sistemas embarcados em microprocessadores no experimento MARTA.