Infraestrutura
O LITELT conta com uma infraestrutura com quatro principais áreas de trabalho, sendo elas a área de prototipagem, área de processos químicos, laboratório de desenvolvimento e laboratório de manutenção.
Figura: Planta baixa do LITELT com as quatro principais áreas de trabalho. Localizado no andar térreo do Edifício César Lattes, ala D.
ÁREA DE PROTOTIPAGEM DE CIRCUITOS IMPRESSOS - PCB
Na área de prototipagem está disposta a fresadora LPKF C60, um dispositivo para criação de circuitos eletrônicos através de processo mecânica de fresagem. Depois de desenvolvidos em softwares CAD, os circuitos eletrônicos são carregados através de arquivos gerber em um computador que envia os comandos CNC para a LPKF C60, assim os circuitos são confeccionados. Também é possível contar com ferramentas para ajustes finais nos protótipos.
Prototipadora LPKF C60
Ferramentas para ajustes finais nos protótipos
ÁREA DE PROCESSOS QUÍMICOS
Na área de processos químicos é realizado o trabalho com soluções químicas como a de percloreto de ferro para a corrosão de placas e barrilha leve para revelação de filme fotográfico e tinta fotossensível. Os métodos químicos são de uso secundário, usados em projetos específicos. Nesta parte do laboratório são realizados procedimento para aplicação de silkscreen em PCBs por transferência térmica ou com uso de tinta fotossensível.
Produtos Químicos usados no LITELT
Protótipo sendo confeccionado por processo químico.
ÁREA DE DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO
No laboratório de desenvolvimento são criados os esquemáticos e layout dos circuitos, alguns podem passar por simulação computacional antes de serem confeccionados. Também são desenvolvidos circuitos microcontrolados, circuitos de supervisão de temperatura, testes em protoboards e montagem de diversos setups.
Circuito sendo projetado. Visualização do protótipo em 3D.
Simulação de circuito com depuração via Hyperterminal.
No mesmo ambiente, existe uma estrutura didática onde são ministradas as aulas de Eletrônica Prática e a futura cadeira de Eletrônica Digital do Mestrado acadêmico em Instrumentação Científica. Os alunos contam com ferramentas como multímetros, osciloscópios, fontes, geradores de função, ferramentas de soldagem dentro outros.
ÁREA DE MANUTENÇÃO DE INSTRUMENTOS ELETRÔNICOS
No Laboratório de manutenção é realizada a manutenção em diversos equipamentos do CBPF, como por exemplo medidores de precisão, bombas de vácuo, detectores Geiger, controladores multivariáveis, fontes de alta tensão, discriminadores de sinais entre outros usados na pesquisa e em experimentos científicos. De forma secundário, o laboratório de manutenção também atende demandas como reparo em equipamentos de informática e alguns eletrodomésticos do CBPF.
Figura: Laboratório de manutenção eletrônica onde são realizados reparos em diversos equipamentos do CBPF.