Histórico do Laboratório LITELT
O Laboratório de Eletrônica Alfredo Ventura recebeu este nome em homenagem ao primeiro técnico de eletrônica do CBPF. Proveniente do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), ingressou no CBPF logo após a sua fundação, atuando com destreza até sua aposentadoria, em 1990, er aespecialista em projetos, montagens e manutenções de diversos equipamentos científicos.
O Laboratório de Instrumentação Eletrônica é vinculado à Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico (COTEC) e colabora diretamente com as coordenações de COMAN e COHEP.
GALERIA DE FOTOS DOS INTEGRANTES DO LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DO CBPF das décadas de 60,70, 80 e 90
Figura: Alfredo Ventura, o primeiro técnico em eletrônica do CBPF, realizando a manutenção de um instrumento científico - um osciloscópio utilizado nos laboratórios de física experimental na década de 1960. Foto: Acervo do CBPF.
Foto: Cel. Rubens Torres Carrilho foi Coordenador da CAT nos anos 70 e chefe do laboratório de Eletrônica no início dos anos 80. Era formado em Engenharia Eletrônica pelo IME e também professor na Escola Nacional de Engenharia.
Foto: Sr. Rubem Pereira Pinto, técnico em eletrônica que se juntou ao CBPF imediatamente após sua fundação. Destacou-se por sua habilidade e dedicação, contribuindo significativamente em projetos, montagens e manutenções de uma vasta gama de equipamentos científicos até sua aposentadoria em 1996."
Foto: Sr. Afonso Molina, técnico em eletrônica, ingressou no CBPF logo após sua fundação. Sua carreira foi dedicada à montagem e ao enrolamento de transformadores para o acelerador linear do CBPF. Permaneceu no instituto até sua aposentadoria em 1993.
Foto: Sr. Eugênio Rangel Marins, engenheiro projetista responsável pelo desenvolvimento de projetos de circuitos eletrônicos e equipamentos científicos para os laboratórios do CBPF. Atuou no CBPF até o ano 2000, antes de retornar ao INT, instituição onde concluiu sua carreira profissional.
Foto: Mario Vaz da Silva Filho, Engenheiro Eletrônico formado em 1967 pela ENE/UB (atual Poli/UFRJ). Mestre pela PUC-Rio em 1975 e Doutor pela UNICAMP em 1998. Realizou pós-doutorado em Instrumentação para Física no FERMILAB, Chicago, EUA, em 1999. Atuou na área de instrumentação científica desde 1984 até sua aposentadoria em 2012.
Foto: Sr. Ismar Russano, técnico em eletrônica, ingressou no CBPF em 1984, vindo do IEN. Atuou em projetos, montagens e manutenções de equipamentos científicos para o CBPF e suas colaborações até sua aposentadoria em 2014.
Foto: Sr. Gabriel Azzi, com Mestrado Profissional em Física pelo CBPF e pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo CEFET-RJ, atua no CBPF desde 1983. Em 2005, assumiu como representante Técnico em Engenharia de Segurança do Trabalho e lidera o Setor de Engenharia de Segurança do Trabalho e Proteção Radiológica do CBPF. Desde 2012, é responsável pelo Laboratório de Instrumentação Eletrônica do CBPF (LITELT).
Foto: Sr. Sérgio Reis de Figueiredo, graduado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ em 1987, atuou no CBPF de 1983 a 1990. Responsável pela manutenção dos equipamentos de pesquisa em Física, também projetou e montou circuitos eletrônicos para medições científicas nos laboratórios de física experimental do CBPF.
Foto: Laboratório de Eletrônica, década de 1980. Em ordem da direita para a esquerda: Sr. Rubem Pereira Pinto, Sr. Ismar Russano e Sr. Alfredo Ventura.
Foto: Laboratório de Eletrônica no Pavilhão Mário de Almeida, CBPF - Vista superior do Laboratório de Eletrônica na primeira sede própria do CBPF, em prédio inaugurado no início da década de 1950, no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro - crédito: acervo CBPF.