REDE RIO / FAPERJ e REDECOMEP-RJ / RNP
O LITCOMP coordena a Engenharia e Operações da Rede-Rio (http://www.rederio.br/), que fornece conectividade à Internet para a comunidade acadêmica, científica, tecnológica e governamental do Estado do Rio de Janeiro. O LITCOMP também coordena o Projeto Técnico da Redecomep-Rio em parceria com a RNP. O CBPF é um ponto de concentração do tráfego Internet do backbone da Rede Rio. Parceiros da iniciativa incluem FAPERJ, RNP, LNCC, Prefeitura do Rio, Supervia Trens Urbanos, Metrô-Rio, Light, LAMSA e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (IX.Br).
A Rede-Rio, um projeto especial da FAPERJ, tem como finalidade prover conectividade à internet para instituições acadêmicas e científicas no Estado do Rio de Janeiro. Tecnicamente e operacionalmente, ela consiste na integração de várias redes físicas, conectando as redes locais (LANs) das instituições associadas por meio de roteadores e switches. A Coordenação de Engenharia e Operações (CEO) da Rede-Rio garante o funcionamento dessas conexões e dos serviços prestados, utilizando um conjunto de estações de trabalho ativas 24 horas por dia, que executam programas de gerenciamento criados para identificar uma ampla gama de problemas, por meio do monitoramento contínuo dos links de comunicação de dados. Os protocolos IPv4 e IPv6 são empregados na rede Gigabit Ethernet (GbEth) por intermédio de roteadores Cisco, que intercambiam tabelas de rotas dentro de um mesmo Sistema Autônomo (AS - 2715) e com ASs vizinhos para tráfego nacional e internacional. O objetivo da CEO é adaptar a infraestrutura e os serviços da Rede-Rio às necessidades das instituições de ensino e pesquisa associadas.
FIGURA: CBPF é o responsável pelo bom funcionamento das conexões e dos serviços oferecidos pela Rede-Rio. A CEO monitora a rede, emite relatórios técnicos com estatísticas, apontando a taxa de utilização de cada enlace, além de oferecer um serviço de apoio ao usuário (helpdesk). Para isso, utilizam-se servidores computacionais e equipamentos de rede, mantidos no ar 24/7, rodando programas de monitoramento e gerenciamento. A equipe técnica gerencia os equipamentos e coloca em funcionamento novas tecnologias e demandas da comunidade, além de garantir também a segurança dos equipamentos da rede e das conexões das diversas instituições consorciadas.
Desde 2023, o CBPF tornou-se a primeira instituição de pesquisa do país a ser conectada à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) por um enlace de 100 Gigabits por segundo (Gbps) por meio do Ponto de Presença do CBPF (POP-CBPF/FAPERJ). Esta conexão permite a transferência de dados para atender às demandas de comunicação dos grupos de P&D do país. A velocidade de 100 Gbps facilita o intercâmbio de informações científicas e acadêmicas, apoiando colaborações de pesquisa e projetos que requerem largura de banda elevada, como a transferência de grandes conjuntos de dados e aplicações de telemedicina. Esta infraestrutura posiciona o POP-CBPF como um ponto importante na rede de educação e ciência do Brasil, contribuindo para o avanço tecnológico e científico no país.
Figura: O POP-CBPF/FAPERJ da Rede Rio foi conectado à RNP por meio de um enlace de 100Gbps em 2023.
Localizacao
LITCOMP - Laboratório de Instrumentação e Tecnologia de Computação
COTEC - Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico
3o Andar/ Ala C - Edifício César Lattes
CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Rua Dr. Xavier Sigaud, 150
URCA - Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22.290-180
Rodapé
Links Rápidos | Redes Sociais | Créditos