Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica
A Iniciação Científica e Tecnológica têm como objetivo oferecer ao aluno de graduação um primeiro contato com a atividade científica e com a prática da pesquisa científica. Os alunos do programa PIBIC desenvolvem projetos de pesquisa ou tecnologia sob a supervisão de um pesquisador do CBPF. Durante a iniciação científica o aluno é integrado em um grupo de pesquisa, tomando conhecimento dos processos e da metodologia da investigação científica, além de conviver com pesquisadores e alunos de pós-graduação. A realização do projeto de IC ajuda o aluno de graduação na sua formação profissional. Durante o programa, os alunos têm ainda a oportunidade de participar de cursos, palestras e encontros, onde é possível apresentar trabalhos, estimulando maior amadurecimento acadêmico e preparando-os para a pós-graduação e futuras atividades profissionais.
Bolsistas | Programa PIBIC / PIBIT
O programa PIBIC/PIBIT do CBPF oferece condições de formação em pesquisa a jovens futuros cientistas em uma instituição dedicada à investigação de alto nível em Física. Atualmente o CBPF acomoda áreas de pesquisa nas áreas de Biofísica, Cosmologia, Física Aplicada, Gravitação, Matéria Condensada, Mecânica Estatística, Novos Materiais e Nanotecnologia, Partículas Elementares (experimental e teórica), Sistemas Complexos, Teoria Quântica de Campos, entre outras, compondo um panorama bastante abrangente da atividade atual em Física no mundo.
Os pesquisadores abrem vagas para bolsas de IC informando sua disponibilidade de orientação na página do Programa (veja Projetos). O aluno escolhe ATÉ três projetos que tem interesse em executar, em ordem de prioridade e, sendo pré-selecionado, é encaminhado aos pesquisadores responsáveis pelos projetos, que fazem a seleção final.
O Programa realiza duas chamadas regulares para bolsas (vide calendário) em cada ano. Serão aceitas inscrições de estudantes matriculados em qualquer período acadêmico de instituições de Ensino Superior. No ato da inscrição o candidato encaminhará os documentos pertinentes, escreverá uma carta de motivação e escolherá um máximo de três projetos científicos disponíveis, escritos por pesquisadores e tecnologistas do CBPF. O CBPF disponibilizará bolsas para candidatos de outras cidades do Brasil para ingressarem em projetos científicos específicos, passíveis de serem orientados remotamente.
DÚVIDAS e PROBLEMAS TÉCNICOS
Quaisquer dúvidas devem ser encaminhadas à secretaria PIBIC-PIBIT da COEDU, pelo email pibic@cbpf.br, enquanto que problemas técnicos devem ser encaminhadas à equipe de web-design do CBPF, pelo email web@cbpf.br.