Notícias
Workshop RENAFAE traz ministério para conversa sobre altas energias
A Rede Nacional de Física de Altas Energias (RENAFAE) realizou, de 25 a 28 de abril, seu workshop anual. O encontro, realizado este ano em formato remoto, busca manter a comunidade de altas energias atualizada sobre o que está acontecendo na Rede.
A abertura contou com a presença de Paulo Alvim, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Alex Magalhães, Subsecretário de Unidades Vinculadas (SUV); Bernardo Milano, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (ASSIN), além de Márcio Portes de Albuquerque, diretor em exercício do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Gilvan Alves, pesquisador do CBPF e membro do Conselho Tecnológico Científico da RENAFAE.
Albuquerque, em sua fala inicial, agradeceu a participação dos representantes do Ministério e da comunidade de física de altas energias. Destacou a relevância da assinatura do acordo de cooperação do Brasil com o Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN): “É um marco significativo para todos nós, pois consolida o papel da comunidade científica nessa cooperação e abre as portas para que indústrias brasileiras possam cooperar com o que há de mais avançado no empreendimento científico do mundo. Isso certamente é um processo de inovação que será aberto com base em ciência e tecnologia. ”
Ainda em sua fala, o diretor em exercício lembrou do colega e diretor do CBPF Ronald Cintra Shellard e destacou a relevância de seu papel na adesão. Concluiu reiterando que o CBPF tem trabalhado intensamente na consolidação do papel da RENAFAE como instrumento de cooperação internacional na física de altas energias.
O ministro Alvim deu sequência à abertura desejando sucesso ao evento. Magalhães completou a fala do ministro, informou que acompanha o trabalho realizado pela Rede, manifestou seu apoio e se colocou à disposição para interações necessárias durante e após o evento. Milano agradeceu aos profissionais que atuaram para que o acordo fosse celebrado – em especial a Shellard.
Milano informou ainda que foram aprovados recursos para proposta de cooperação internacional em CT&I no âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Dentre as 16 ações que a assessoria submeteu, três têm completo alinhamento com as atividades da RENAFAE: lançamento de chamada a projetos e custeio de operação e manutenção em experimentos do CERN; lançamento de chamada a projetos para experimentos em observatórios e telescópios internacionais e lançamento de chamada conjunta MCTI, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Centro Latino-Americano de Física (CLAF). Concluiu que a ASSIN estará sempre aberta para futuras ações que envolvam a RENAFAE.
A abertura foi seguida pela sessão “Relatórios e Apresentações dos Grupos Brasileiros Experimentais em Física de Altas Energias”. Nos demais dias realizaram-se as sessões: “2: Mini Workshop sobre a Interface Teórico-Experimental em Física de Altas Energias”, a “Sessão 3: Mini Workshop sobre Instrumentação em Física de Altas Energias e Inovação Tecnológica” e “Sessão 4: Discussão sobre o Projeto Nacional de Física de Altas Energias Experimental”.
O encerramento do evento ocorreu logo após a Sessão 4 e teve repercussões sobre a mesma. Marcelo Munhoz, membro do Comitê Técnico Científico (CTC) da RENAFAE, destacou que a decisão de abrir a elaboração do projeto nacional para todos os integrantes da Rede torna o processo mais desafiador; no entanto, aumenta a chance de sucesso, pois as pessoas se engajam mais por se sentirem participantes do processo e responsáveis pelo projeto.
Beatriz Gay, membro do CTC da RENAFAE, fez uma avaliação geral do evento: “As apresentações demonstraram que estamos rumo a uma convergência, mostrando assim a maturidade científica alcançada pelo grupo”. Sandra Padula, também membro do CTC da RENAFAE, completou e parabenizou pelas enriquecedoras apresentações realizadas durante a semana e agradeceu a todos os participantes, que ultrapassaram a marca de 100 pessoas.
Mais informações:
RENAFAE: https://mesonpi.cat.cbpf.br/renafae/
Página do workshop: https://indico.cern.ch/event/1124802/
Gravação do evento (canal do CBPF no YouTube): https://www.youtube.com/playlist?list=PLKyCOhj2kbeQx3LMec6TX-PW1bAgvc4p3