Notícias
Supercomputador Santos Dumont ganha upgrade e volta ao Top 500
O supercomputador Santos Dumont voará mais alto. Chegaram hoje na sede do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), os novos equipamentos para sua atualização, adquiridos através de projeto de cooperação com a Petrobras. Com o upgrade, o Santos Dumont estará de volta ao Top 500 do Mundo como o mais rápido computador da América Latina dedicado à pesquisa científica.
Instalado desde 2015 no LNCC, o supercomputador mudou a forma como muitos cientistas brasileiros trabalham. O que antes dependia de supercomputadores de instituições do exterior, passou a ser feito em território brasileiro possibilitando a conclusão mais rápida das simulações e análises de dados.
A atualização trará três grandes benefícios para a comunidade científica nacional: ampliar a capacidade de atender um número maior de projetos científicos; expandir a capacidade de atender os projetos atuais viabilizando simulações numéricas de fenômenos físicos, econômicos ou sociais mais complexos e treinamentos de sistemas de inteligência artificial mais sofisticados; e ainda permitir que os projetos que já estão em andamento ou que venham a entrar, futuramente, no sistema possam receber um retorno mais rápido dos resultados de suas simulações e análise de dados.
Apoio
O processo de importação do equipamento contou com o apoio do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, que através de Acordo de Cooperação entre as Unidades de Pesquisa, atuou como o executor da importação – prestando apoio desde as primeiras etapas do processo, como documentação e análise de custo, controle de produção, prontidão da carga até a liberação para a empresa parceira responsável pela logística de entrega.
Mas a atuação do CBPF no LNCC não é um caso isolado. Desde 2010, ano de assinatura do Acordo – que à época só abrangia as UPs do Rio de Janeiro –, o instituto apoia instituições na área de importação, prestando assessoria documental, financeira e logística. Somente neste ano, mais de 100 importações foram realizadas pelo CBPF para trazer o que há de mais avançado em tecnologia para o país.
Mais informações:
Página do supercomputador Santos Dumont: https://sdumont.lncc.br/