Notícias
Pi: constante mais famosa celebra seu dia
Dia 14/03 é especial para os geeks e aficionados por números: celebra-se o dia do Pi (π). Esta data foi criada em 1988 pelo físico Larry Shaw para promover a matemática e faz referência aos primeiros dígitos da constante – os americanos, ao escreverem uma data, colocam o número do mês antes do dia, ou seja, 3 se referindo a março, e 14 ao dia respectivo do mês, segundo o calendário norte americano. Os mais entusiastas têm ainda um horário certo para celebrar: 1h59, dígitos subsequentes do Pi.
O Pi é um número irracional (não pode ser obtido pela divisão de dois números inteiros) com infinitas casas decimais e que nunca repetem o mesmo padrão (não periódico). Na prática, isso equivaleria dizer que o Pi contém todas as combinações de números possíveis. A letra grega foi adotada por ser a primeira da palavra grega perímetros, traduzida livremente como circunferência.
Como o Pi é infinito seria possível encontrar todos os decimais das datas de aniversários de todas as pessoas que já viveram na Terra e de todas as pessoas que algum dia irão nascer. Por exemplo tem-se o matemático suíço Leonhard Euler, nascido em 15 de abril de 1707, responsável pela popularização do uso da letra grega π como símbolo do Pi. A sequência de números que formam seu aniversário aparece pela primeira vez nos decimais na posição 63.864.938.
A constante é essencial para a área das ciências exatas, pois indica a relação entre o comprimento do círculo com o seu diâmetro. Se medirmos toda a volta de um círculo com uma fita métrica obtemos a medida do seu comprimento. O diâmetro, por sua vez, é obtido calculando de uma extremidade a outra desse círculo, passando pelo centro.
Achar seu valor mais preciso pode ser considerado um dos mais intrigantes desafios para seus entusiastas. Atualmente o recorde é de Emma Haruka, engenheira de software do Google que em 2019 conseguiu atingir o valor mais preciso do Pi. Após cerca de 121 dias e com a ajuda de computadores a engenheira calculou 31,4 trilhões de dígitos da constante. O resultado exigiu 170 Terabytes de dados, o que segundo o Google equivale a quantidade de informação armazenada pela biblioteca do Congresso dos EUA.
Aplicando a constante no cotidiano ela pode ser vista em celulares, ao se comunicarem com as torres móveis e também no reconhecimento vocal, pela conversão de voz em texto – isso se dá através da fórmula da Transformada de Fourier, ferramenta matemática utilizada para decompor um sinal; o GPS também utiliza a constante para calcular com precisão o posicionamento dos veículos e pessoas. Os números não servem só para criação de GPS de carros, são utilizados também no cálculo de rota e combustível de aviões quando voam para outros países. A Nasa, para ter a exatidão do seu GPS espacial, usa 16 dígitos do Pi em seus cálculos de navegação. O Pi ainda aparece nos relógios antigos de parede: o modelo de matemática para cálculo do tempo, faz que o pêndulo balance de um lado para o outro.
Na física, o Pi é visto ao descrever fenômenos periódicos como o movimento dos pêndulos, a vibração das cordas e as correntes elétricas alternadas. O próprio funcionamento dos átomos tem uma natureza periódica, as camadas atômicas em seus níveis de energia. A mecânica quântica por sua vez, possui uma constante fundamental, a constante de Planck, que tem uma versão já dividida por 2Pi. Tudo o que tem onda tem velocidade angular e velocidade angular se baseia em círculos. Além disso Pi está sempre presente na geometria dos fenômenos. As interações gravitacionais e elétricas diminuem com o quadrado da distância, à medida que nos afastamos das suas fontes. Isto ocorre porque a área de uma esfera é 4pir2 (r ao quadrado). Onde tem algo se propagando para todo o universo infinitamente, tem Pi.
Embora o Pi comece como algo relativamente simples, tem implicações diversas nas diferentes áreas da ciência.
Ainda que cause fascínio de pessoas em todo o mundo há mais de 4.000 anos, o interesse parece não atenuar, como a curiosidade a seguir.
Tal texto até o item anterior possui 3.968 caracteres. A sequência de algarismos que formam esse número aparece pela primeira vez nos decimais na posição 3927 do número Pi. Mais curiosidades sobre esse texto: a primeira palavra de cada parágrafo contém a quantidade de letras equivalente a sequência de numerais do Pi; e a hora programada para publicação da matéria é o horário de celebração dos entusiastas: 1h59.
Mais informações:
Pi Day: www.piday.org
American Mathematical Society: http://www.ams.org/publicoutreach/pi-day
https://blog.facens.br/conheca-3-aplicacoes-do-numero-pi-no-dia-a-dia/