Notícias
Pesquisadores do CBPF são contemplados pelo ‘Pós-doutorado Nota 10’
Três pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro), foram contemplados pelo edital ‘Pós-doutorado Nota 10’, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Os pesquisadores titulares Elisa Saitovitch (aposentada) e Alexandre Rossi, bem como o associado Flávio Garcia, ganharam bolsas no programa, o qual visa a incentivar e fomentar a pesquisa científica no estado fluminense. As bolsas têm vigência de 12 meses, podendo ter seu prazo estendido por um prazo máximo de 36 meses.
A pós-doutoranda Cynthia Contreras, supervisionada por Elisa Saitovitch, estuda propriedades de minerais de estrutura química complexa, como as perovskitas e hulsitas. Outra pós-doutoranda, Andreia Costa, trabalha em projeto coordenado por Rossi, em pesquisa que tem como foco nanopartículas de fosfato de cálcio associadas a antibióticos.
O tema do pós-doutorando Richard Caraballo é a chamada hipertermia magnética, fenômeno físico que vem sendo usado no combate ao câncer. O projeto é coordenado por Garcia.
Fabiana Matos
Especial para o NCS-CBPF
Mais informações:
http://www.faperj.br/?id=3617.2.2