Notícias
Pesquisadores do CBPF ganham chamada CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulgou na última sexta-feira (01/12), o resultado da Chamada Universal 10/2023 e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) teve dois de seus pesquisadores contemplados.
A chamada, segundo definição do CNPq, objetiva “apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento” e previa duas faixas de contemplados: a faixa A, para grupos emergentes e a faixa B, para grupos consolidados.
Na faixa A o escolhido foi André Linhares Rossi, pesquisador da Coordenação de Matéria Condensada, Física Aplicada e Nanociência (COMAN), com o projeto “Nanopartículas multifuncionais para aplicações biomédicas”, composto por grupos de pesquisa do CBPF, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Instituto Nacional de Traumatologia (INTO) e conta com a participação de dois pesquisadores estrangeiros: Fabio Nudelman, da Universidade de Edimburgo (Escócia) e Ketul Popat, da Universidade do Colorado (EUA).
“Neste projeto, serão produzidas nanopartículas multifuncionais de interesse na área biomédica para aplicações em carreadores de fármacos, nanodiagnóstico e implantes. Uma meta importante deste projeto é compreender os mecanismos e etapas de nucleação, cristalização e crescimento das nanopartículas em diferentes condições de síntese e presença de aditivos. A equipe do INTO fará testes biológicos para avaliação dos nanomateriais”, explica Linhares.
Na faixa B o contemplado foi Eduardo Matzenbacher Bittar, também pesquisador COMAN, com o projeto "Ordem de carga e flutuações eletrônicas em novos sistemas supercondutores" que envolve grupos de pesquisa no país, Inglaterra e França.
Bittar explica que o projeto fará a investigação do fenômeno da ordenação de carga em sistemas de matéria condensada. Compreendê-lo oferece possíveis caminhos para o design de materiais com propriedades eletrônicas sob demanda e abrir caminho para futuras aplicações em tecnologias quânticas e eletrônicas.
Mais informações: