Notícias
Pesquisadores do CBPF estão mais uma vez entre os mais influentes do mundo
A Universidade Stanford (EUA) atualizou sua lista com os 2% de cientistas “mais influentes” do mundo e, mais uma vez, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), está presente com dois físicos teóricos. Foram listados o pesquisador emérito Constantino Tsallis e o pesquisador titular Mucio Continentino, ambos físicos teóricos.
A tabela de Stanford reúne quase 160 mil nomes, o que contabiliza 22 áreas e 176 subáreas científicas. Nesta última atualização mais de 800 brasileiros foram citados.
Novo livro
Tsallis, que marca presença pela terceira vez consecutiva na listagem como o cientista do Brasil mais influente mundialmente, acaba de lançar o livro Mathematical Foundations of Nonextensive Statistical Mechanics, com coautoria do matemático Sabir Umarov, da Universidade de New Haven (EUA).
O livro é dedicado aos fundamentos matemáticos da mecânica estatística não extensiva. Este é o primeiro livro contendo a apresentação sistemática da teoria matemática e conceitos relacionados à mecânica estatística não extensiva, uma generalização atual da centenária mecânica estatística de Boltzmann-Gibbs introduzida em 1988 por um dos autores e baseada em uma entropia não aditiva que estende a habitual entropia de Boltzmann-Gibbs-von Neumann-Shannon. As principais ferramentas matemáticas como a função q-exponencial, a distribuição q-Gaussiana, a transformação de q-Fourier, os teoremas do limite q-central e outros objetos relacionados são discutidos rigorosamente, com metodologia matemática detalhada. O livro também contém resultados recentes obtidos nesta direção assim como problemas abertos desafiadores.
A publicação é voltada para estudantes avançados de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais nas áreas de teoria da probabilidade, mecânica estatística, sistemas dinâmicos, modelagem matemática e matemática financeira. Pesquisadores dedicados a áreas como teoria da informação, análise não linear, redes sociais e artificiais, também irão se interessar pelo estudo do livro.
Mais informações:
Onde comprar o livro: https://www.worldscientific.com/worldscibooks/10.1142/12499