Notícias
Pesquisador titular faz balanço da XIII Reunião da Cosmo, em 5 e 6/12
Nos últimos dias 5 e 6 de dezembro, foi realizada a XIII Reunião da Cosmo (Coordenação de Cosmologia, Astrofísica e Interações Fundamentais), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ). O evento é a continuação natural dos encontros do ICRA, pioneiros nesta instituição em relação a esse tipo de encontro.
Naqueles dois dias da semana passada, foram apresentados 18 trabalhos, os quais descreviam as pesquisas que vêm sendo feitas por nossos pesquisadores, estudantes e colaboradores, demonstrando a amplitude e riqueza de temas fundamentais abordados por nossa coordenação.
Entre os temas dos trabalhos, estavam novos métodos de detecção de núcleos superpesados; generalização da fórmula de Beckenstein para a entropia máxima de qualquer sistema físico; uso de lentes gravitacionais para medir parâmetros cosmológicos ‒ inclusive, usando técnicas de deep learning; solução da anomalia quiral em teoria quântica de campos; testes fenomenológicos e de consistência para a gravitação e cosmologia quânticas.
Foi uma reunião dinâmica e intensa, enriquecendo o trabalho de todos, com possíveis desdobramentos para investigações e colaborações futuras. Por exemplo, nas discussões sobre fenomenologia de determinadas abordagens da gravitação quântica, foi levantada a possibilidade de conexão dessas teorias com a origem da matéria escura, fundamentais para a formação de estruturas no universo, como galáxias e seus aglomerados.
Em resumo, o encontro foi nosso grande momento de confraternização científica de fim de ano.
Nelson Pinto Neto
Pesquisador titular
CBPF
Coordenador da Cosmo