Notícias
Pesquisador titular do CBPF está em número especial sobre Feynman
Acaba de ser lançada edição especial da Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) para comemorar os 100 anos de nascimento do físico norte-americano Richard Feynman (1918-1988). Um dos autores convidados é Alfredo Ozorio de Almeida, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ).
Além de Ozorio de Almeida, o número especial da RBEF (v. 40, n. 4) ‒ publicação da Sociedade Brasileira de Física (SBF) ‒ traz mais 13 autores. Os temas dos 14 artigos (ver lista ao fim desta nota) vão de recordações sobre sua passagem pelo Brasil na década de 1950 à análise de seu legado científico.
Feynman, Nobel de Física de 1965, passou um sabático no CBPF no início da década de 1950 ‒ voltaria outras vezes ao país. Deu significativas contribuições à física teórica, mas é também lembrado por seu humor, sua capacidade de explicar conceitos difíceis de forma inteligível para o grande publico ‒ o que fez em vários livros ‒, bem como suas habilidades artísticas e musicais ‒ desenhava e tocava bongô. No Brasil, participou intensamente dos carnavais cariocas, tocando tamborim, cuíca e agogô, por exemplo.
O convite para trabalhar no CBPF foi feito a Feynman ‒ que, se vivo, teria completado 100 anos no último dia 11 de maio ‒ pelo físico teórico brasileiro Jayme Tiomno (1920-2011), que, naquele início da década de 1950, estava passando um período nos EUA. Este ano marca também 30 anos de sua morte.
Feynman, que à época estudava espanhol, deu aulas em português para os estudantes brasileiros. Um de seus cursos, de 1953, no CBPF, foi publicado em 2005: Física nuclear teórica, pela Editora Livraria da Física, de São Paulo (SP), em colaboração com o CBPF.
Richard Feynman (5º, fileira da dir.), em almoço no Rio de Janeiro (RJ)
(Crédito: CBPF)
Pela visão de brasileiros
Com o artigo intitulado ‘A integral de caminhos: uma ponte entre a mecânica quântica e a mecânica clássica’, Ozorio de Almeida escreve sobre a ‘interface’ entre as leis da física que governam os fenômenos do cotidiano e aquelas que regem o diminuto mundo dos átomos e das partículas subatômicas.
Feynman se notabilizou academicamente por seus trabalhos sobre a eletrodinâmica quântica, resultados que lhe renderam o Nobel; a teoria do hélio superfluido; os pólarons (interações entre elétrons e átomos nos sólidos); os pártons (constituintes fundamentais de partículas como prótons e nêutrons); entre outros.
Os organizadores do número especial escrevem que um dos objetivos da iniciativa é retratar “o legado de Feynman, na visão de pesquisadores brasileiros”.
A seguir, os temas, os títulos dos artigos e os autores do número especial da RBEF:
Apresentação
‘O legado de Feynman visto por pesquisadores brasileiros’ - Nelson Studart
Feynman e o ensino de física
‘Lembrando Feynman’ - Nestor Caticha
‘Feynman e suas conferências sobre o ensino de física no Brasil’ - Ildeu Moreira
‘O que diferencia as Feynman Lectures de livros tradicionais?’ - Ricardo Karam
Feynman e a mecânica quântica
‘Diagramas de Feynman: uma imagem vale mais que mil equações’ - Arlene Aguilar
‘Feynman e as integrais de trajetória’ - J. David M. Vianna
‘A integral de caminhos: uma ponte entre a mecânica quântica e a mecânica clássica’ - Alfredo M. Ozorio de Almeida
‘Richard Feynman e a QED’ - Vicente Pleitez
‘O desenvolvimento da visão espaço-temporal da eletrodinâmica quântica’ - Palestra Nobel Feynman (tradução de Marcel Novaes)
Feynman visionário
‘Há mais história lá embaixo - um convite para rever uma palestra’ - Peter A. Schulz
‘Feynman: dissipação e computação quântica’ - Amir Caldeira
Feynman e a matéria condensada
‘Feynman, a superfluidez e a supercondutividade’ - Paulo Farinas
‘Feynman e os pólarons’ - Nelson Studart
Feynman e as partículas elementares
‘A invenção dos pártons’ - Carlos Escobar
Mais informações:
RBEF (SciELO):
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1806-111720180004&lng=en&nrm=iso