Notícias
Pesquisador do CBPF é novo diretor do CLAF
Ulisses Barres de Almeida, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) foi nomeado novo diretor do Centro Latino-americano de Física (CLAF). A decisão foi formalizada durante a 44a reunião do Conselho Diretor, realizada na Universidad Nacional de Ingeniería (UNI), Peru, no dia 21 de novembro e presidida pelo Dr. Leopoldo Soto (Chile), CLAF.
A seguir, íntegra da nota divulgada pelo CLAF:
Ulisses Barres de Almeida foi nomeado novo diretor do CLAF
Durante a 44a reunião do Conselho Diretor, realizada na Universidad Nacional de Ingeniería - UNI, Peru, no dia 21 de Novembro de 2024, presidida pelo Dr. Leopoldo Soto (Chile), foi nomeado novo diretor do CLAF.
Ulisses Barres de Almeida, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), foi eleito pelos delegados dos Estados Membros para conduzir o CLAF pelos próximos quatro anos, segundo processo conduzido pelo Comitê de Busca instituído em Novembro de 2023, e coordenado pelo Prof. Daniel Ariosa (Uruguai). Seu mandato terá início, de acordo com a Ata de Nomeação, em 1o de Março de 2025. Acerca de sua nomeação, o diretor eleito destaca: “o CLAF é uma instituição notável, com uma atuação singular na construção e no desenvolvimento da Física na América Latina. Desde sua criação em 1962, a Física Latino-Americana avançou e assumiu novos contornos; e na esteira desses novos contornos, o CLAF também deve avançar”.
“O futuro da Física será feito pelos jovens, e no atual contexto Latino-Americano isso é ainda mais verdadeiro. O CLAF deve retomar com excelência seus programas de apoio à formação de novos pesquisadores no Continente. Os físicos que passaram pelo CLAF hoje estão distribuídos por toda a América Latina, e o CLAF deve ter como objetivo, e deve trabalhar para se recolocar como um novo motor da pesquisa em Física na América Latina”.
O novo diretor ressalta que o CLAF é uma organização não-governamental para o desenvolvimento da Física na América Latina, e que a nova administração para o período 2025-2029 terá como missão estruturar as ações futuras do Centro, que estão organizadas em três eixos: a Formação de Recursos Humanos em Física, voltada para a realização de escolas e programas de bolsas de intercâmbio e mobilidade. O segundo eixo é o Desenvolvimento da Pesquisa em Física, com o objetivo de promover ações para fomentar e apoiar a pesquisa em Física na América Latina. E finalmente a atuação como Centro para a Política e Diplomacia Científica, voltado aos temas da Física mais relevantes aos desafios regionais.
Os representantes dos Estados Membros e toda a comunidade do CLAF felicitam e fazem votos de sucesso à nova direção.
Mais informações: