Notícias
Lançada 2ª edição do Prêmio Elisa Frota Pessoa
No dia 08 de março – Dia Internacional da mulher – o Museu do Amanhã em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro lançaram a 2ª edição do Prêmio Elisa Frota Pessoa. Com o tema, “A ciência e tecnologia na promoção da igualdade de gênero”, o prêmio – com inscrições até 11 de agosto – segue levando o nome da única fundadora mulher do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a física Elisa Frota Pessoa.
A fim de valorizar a produção científica feminina, promover o seu reconhecimento e divulgar trabalhos acadêmicos de excelência, serão selecionados 24 artigos científicos produzidos por mulheres estudantes de graduação, mestrado e doutorado – das Ciências Sociais aplicadas, Biológicas, Exatas e Humanas – que receberão premiações de até R$15.000,00.
Narrativas femininas
O evento de lançamento contou com a participação de uma das ganhadoras da primeira edição do prêmio, Ana Luiza Rodrigues Martins, que deu um relato emocionante: “Eu não esperava ganhar nada e a todo momento eu tinha um complexo de inferioridade. Quando eu decidi entrar, foi mais para me permitir do que realmente para o prêmio. Meu trabalho foi em torno da mulher negra na engenharia e apesar das adversidades, com certeza foi uma aventura participar”.
Segundo a secretária de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio, Tatiana Roque, a raiz de fomento à pesquisa do Rio de Janeiro nasceu com o CBPF: “O CBPF é um instituto icônico da ciência brasileira e seus fundadores são lembrados até hoje. Elisa foi escolhida por ser um nome muito significativo da inviabilização das mulheres na ciência”.
A cerimônia contou também com mesa composta por Roque, Margareth Dalcolmo (médica e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz) e Denise Pires de Carvalho (presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES e ex-reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ). Dentre os assuntos debatidos estavam a necessidade de elaboração de políticas públicas de equidade, combate à desinformação e estratégias para levar a ciência de forma mais acolhedora à população.
Para quem é o prêmio?
Podem se inscrever pessoas que se identificam com o gênero feminino, que estejam matriculadas em curso de graduação, mestrado ou doutorado de instituição de ensino superior, ou que tenham concluído o curso há menos de 1 ano. Estudantes matriculadas em instituições de ensino superior que tenham campus no Rio de Janeiro também poderão participar.
Quem foi Elisa no CBPF?
Única mulher fundadora do CBPF, Elisa graduou-se em física em 1942 sendo a segunda mulher formada na área no Brasil. Em 1949, retorna da sua pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP) e estrutura o Departamento de Emulsões Nucleares do instituto. Foi no departamento que chegou a resultados importantes sobre o modo como os píons se desintegram. Em 1992 foi nomeada pesquisadora emérita do CBPF. Elisa é considerada um marco da conquista de espaço pelas mulheres na ciência do Brasil e na América do Sul.
Mais informações:
Inscrições: https://form.typeform.com/to/ft39KiGI
Página do Prêmio Elisa Frota Pessoa: https://museudoamanha.org.br/pt-br/content/premio-elisa-frota-pessoa-2
CBPF participa de lançamento do Edital do Prêmio Elisa Frota Pessoa: https://www.gov.br/cbpf/pt-br/assuntos/noticias/cbpf-participa-de-lancamento-do-edital-do-premio-elisa-frota-pessoa