Notícias
Firjan participa da XIV Escola do CBPF
A coordenadora de Captação de Recursos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Tami Vivas, esteve no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no último dia 26 durante a “XIV Escola” da instituição, que aconteceu de 17 a 28 de julho desse ano.
Vivas integrou a equipe de palestrantes do curso Inovação, Propriedade intelectual e empreendedorismo com origem na ciência. Ela participou da seção Modelagem de negócios, ministrada pela Dra. Mariana Bottino do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-RIO).
Em sua aula, Tami apresentou aos jovens as oportunidades que a Firjan oferece, que podem ajudá-los a transformar seus projetos científicos e tecnológicos em negócios. Além de abrir uma empresa, o jovem tem se interessado cada vez mais em entender a mentalidade das indústrias e das empresas, e como fazer projetos que tenham maior aproximação com o mercado, sem se desconectarem da ciência, diz Tami Vivas.
Tami Vivas ministrando aula na XIV Escola
Crédito: Suellen Campos (NIT-RIO)
A coordenadora relata que ao levar a Firjan para o dia-a-dia do jovem, é possível oferecer oportunidades como mapeamento, captação de recursos e editais de fomento, entre outras. Dessa forma se torna possível viabilizar projetos de inovação de startups em cooperação com o mercado: “a gente entende que a inovação hoje é uma forma prioritária para as indústrias, então existe futuro, existe esse investimento na inovação e a inovação aberta é uma tendência sem volta. ”
O curso, que tinha como objetivo oferecer ao jovem cientista informação e conhecimento em inovação, estratégia, empreendedorismo, proteção da criação intelectual e gestão de projetos científicos, também contou com aulas dos professores Dr. Gabriel Fidalgo (NIT-RIO), Neila Barbosa (NIT-RIO) e Patricia Coimbra (NIT-RIO) sob coordenação de Marcelo Portes de Albuquerque (NIT-RIO).