Notícias
FAPERJ promove encontro com as Unidades Vinculadas ao MCTI sediadas no RJ
Na última quinta-feira, 28/04, a diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) recebeu em sua sede os representantes das Unidades Vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) sediadas no estado do Rio de Janeiro e contou com a presença (por videoconferência) do sr. Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Dr. Paulo Alvim. A reunião foi motivada pelas vinculadas para discutir com a FAPERJ e o MCTI formas de incentivar e promover o ecossistema estadual de CT&I.
Participaram do evento o presidente da FAPERJ, Jerson Lima da Silva; a diretora científica da FAPERJ, Eliete Bouskela; o diretor de tecnologia da FAPERJ, Maurício Guedes; o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; a diretora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), leda Maria Vieira Caminha; a diretora do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Silvia Cristina Alves Franca; o diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Fábio Borges de Oliveira; o diretor substituto do Observatório Nacional (ON), Fernando Roig; o coordenador de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Marcelo P. de Albuquerque; a gestora de inovação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Daniella Archila; chefe da divisão de radioproteção do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), Ana Cristina Ferreira; e o diretor do Instituto de Energia Nuclear (IEN), Fábio Staud.
O ministro Paulo Alvim ressaltou o apoio que o ministério vem dando às suas instituições e citou, como exemplo, o edital lançado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em 2022 para fortalecimento e manutenção da infraestrutura de pesquisa nas unidades com vistas a criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de pesquisas de qualidade e internacionalmente reconhecidas. Disse também que o Ministério vem estudando o fortalecimento do Programa de Capacitação Institucional (PCI), que é um programa executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) objetivando uma capacitação técnica, científica e de inovação das Unidades de Pesquisa do MCTI, por meio da agregação e capacitação de profissionais especializados, e sem vínculo empregatício, para contribuir na execução de programas e projetos institucionais.
O Presidente da FAPERJ, Jerson Lima, informou que a agência de fomento tem muito interesse em lançar programas em conjunto com o MCTI para apoiar as Unidades Vinculadas em suas áreas temáticas e de interesse do estado do Rio de Janeiro. As áreas que foram abordadas inicialmente na reunião foram o fomento à pós-graduação, a pesquisa básica e à inovação. Foi também lembrado que o Diretor do CBPF, Ronald Shellard, falecido em dezembro, foi membro do Conselho Superior da FAPERJ, e solicitava sempre que a agência de fomento lançasse um programa de apoio no estado para a Instrumentação Científica, uma vez que existe uma correlação grande entre novos instrumentos científicos, ciência básica e inovação. Na reunião foi comentado que uma forma de aumentar a inovação com ciência agregada é promover maior participação das empresas nos grandes projetos científicos nacionais e internacionais, pois neles, com muita frequência, desenvolvem-se protótipos de novos instrumentos bastante avançados.
O presidente da FAPERJ também ressaltou que está estudando lançar novos editais de fomento para a organização de eventos e de produção editorial, nos quais as Vinculadas do MCTI poderão concorrer e se beneficiar promovendo suas atividades e relacionamento com seus públicos internos e externos.
O representante da direção do CBPF, Marcelo Albuquerque (Coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e do Núcleo de Inovação Tecnológica das Unidades de Pesquisa do MCTI no Rio de Janeiro) destacou a importância da FAPERJ no aporte de recursos em 2022 em vários editais e programas de bolsas em que o CBPF foi contemplado. Albuquerque informou aos presentes que no próximo dia 02/05 será realizado um evento de homenagem do CBPF ao Diretor Ronald Shellard e convidou todos os presentes a participarem. Completou dizendo que neste ano a Rede Rio está fazendo 30 anos e que o CBPF e a FAPERJ estão organizado um evento dia 02/06 no CBPF para a comemoração dessa iniciativa, que permitiu ao estado do Rio de Janeiro ser pioneiro na comunicação de dados no país e hoje é a maior rede acadêmica da América Latina. A infraestrutura que a FAPERJ construiu para toda a comunidade acadêmica e de pesquisa do Estado do RJ é estratégica para as instituições do estado terem uma internet moderna e de alta velocidade e atender à sociedade como um todo. Marcelo sugeriu também que a FAPERJ poderia ter editais voltados para a área de Computação e Comunicação Quântica como eixo estratégico e pioneiro para o Estado do RJ.
Ao final do evento, as Unidades Vinculadas se comprometeram em organizar uma agenda propositiva para que a direção da FAPERJ revisite as UVs e discuta oportunidades de CT&I das UVs para o estado do RJ.