Notícias
Em sua 17ª edição, a BSCG comemora seu 40º aniversário
Começa nesta segunda-feira (16), a partir das 9h, a 17ª edição da Brazilian School of Cosmology and Gravitation (BSCG), que comemora este ano seu 40º aniversário.
O evento, que se estende até o próximo dia 21 (sábado), nas dependências do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), terá, ao todo, sete cursos e oito seminários avançados, ministrados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, com temas que vão de neutrinos cósmicos e teoria das supercordas a mecanismos de geração de massa e violação de carga-paridade.
Todas as atividades são em inglês – a BSCG é uma escola internacional que conta com a participação de pesquisadores e alunos estrangeiros.
Na ocasião, será lançado o livreto Brazilian School of Cosmology and Gravitation [BSCG] 40 anos , que complementa publicação semelhante comemorativa dos 30 anos do evento.
Ao longo de suas 16 edições anteriores, a BSCG realizou cerca de 190 cursos avançados de cosmologia e áreas afins. “Muitos jovens cientistas foram formados nessas escolas, e vários deles voltaram a participar da BSCG como professores. Produziu-se, assim, uma nova geração de pesquisadores extremamente atuantes, voltados para questões globais, olhando para o céu, procurando entender o universo em que vivemos”, escreveu Mario Novello, pesquisador emérito do CBPF e coordenador da BSCG, em texto comemorativo da efeméride.
A BSCG é uma iniciativa do Centro de Estudos Avançados de Cosmologia (CEAC) e do CBPF, com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Com periodicidade média de dois anos, a BSCG – criada em 1978, como Escola Brasileira de Cosmologia e Gravitação – organiza cursos e seminários avançados de formação e atualização de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Também participam do evento, como expositores, cientistas de vários países.
Banner da 17ª edição da BSCG, que ocorre entre 16 e 21 deste mês
(Crédito: BSCG)
Reciclagem, debates e formação
A BSCG revelou-se importante fator de aglutinação e reciclagem de pesquisadores da área, bem como local de oportunidade para debates e formação de novos grupos de pesquisa – em especial, no Brasil.
A BSCG tem um comitê internacional de grande representatividade científica, o qual é atualmente constituído dos seguintes membros: Edward Kolb (Universidade de Chicago e Fermilab, EUA); Alexander Dolgov (Instituto Nacional de Física Nuclear, Itália); Bahram Mashhoon (Universidade do Missouri, EUA); Ugo Moschella (Universidade de Insubria, Itália) e Mario Novello (Coordenador, CEAC/CBPF).
A cada edição da BSCG corresponde uma publicação editada ou pelo American Institute of Physics (Nova York), ou Cambridge University Press (Reino Unido).
Reconhecimento internacional
Hoje, as atividades da BSCG são reconhecidas pela comunidade científica internacional como eventos de excelência e tidas como um instrumento fundamental no treinamento especializado em nível de doutorado e pós-doutorado de jovens pesquisadores – especialmente, brasileiros e latino-americanos.
As edições da BSCG também promovem a integração entre pesquisadores, possibilitando a eles compartilhar suas visões sobre princípios fundamentais e questões de fronteira.
Mais informações:
Programa : https://www.ceacbrasil.com/bscg/schedule/
Contato: bscg@ceacbrasil.com