Notícias
De portas abertas para as próximas gerações: Projeto Físico por uma tarde recebe escolas na Semana Nacional de C&T
Durante essa semana, o Centro Brasileiros de Pesquisas Físicas (CBPF) esteve de portas abertas para receber instituições de ensino previamente agendadas. O projeto Físico por uma tarde (FP1T) ocorreu em sintonia com a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema deste ano é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.
FP1T é uma iniciativa do instituto, que consiste em promover visitas de turmas do ensino médio ao CBPF destacando a importância da pesquisa realizada nos laboratórios da instituição para os jovens cariocas. As visitas são divididas em três partes: uma palestra de 30 minutos sobre Ciência, Método Científico e o CBPF; visita a Laboratórios; e demonstrações de Física Moderna, ministradas por monitores do Programa de Pós-graduação do CBPF.
No dia 7 de outubro, os alunos do Colégio Paranapuã participaram de uma visita ao Laboratório Didático (LabDid), ao Laboratório de Ressonância Magnética e ao Laboratório de Magnetismo. O aluno Pedro Arthur compartilhou sua experiência: “A visita foi muito interessante, é bem difícil as pessoas terem conhecimento desses institutos, desses centros de pesquisa. Foi realmente algo que eu não esperava, ver tantos laboratórios, ver tantas máquinas que a gente ouve falar na escola mas que não fazem sentido da nossa cabeça.”
Segundo Sonia Ferreira, servidora de gestão do CBPF que atua na organização do FP1T, “Está sendo muito gratificante receber as diferentes escolas ao longo dessa semana no CBPF de portas abertas. Alunos com muita curiosidade e interesse visitando diversos laboratórios do CBPF. Deu para perceber que alguns já querem seguir a carreira científica. Isso é imensamente gratificante e faz valer todos os nossos esforços em participar nesse Programa.”
Até o final do ano, 15 escolas terão visitado o CBPF e a expectativa é de receber em média 500 alunos, de escolas públicas e privadas.
A aluna Rebeca Albuquerque de Medeiro do Colégio Pedro II, após visitar o LabDid, o Laboratório de Nanociências e o Laboratório de Instrumentação, conta o que achou do FP1T: “Eu tô achando muito incrível, principalmente por ter acesso a um centro de excelência e a gente ter oportunidade de visitar aqui. Eu sigo o Instagram do CBPF e vejo que muitos alunos de colégios públicos vêm aqui e eu sei que a precariedade da educação no nosso país é bem alta e é importante dar essa oportunidade para os alunos conhecerem laboratórios, terem acesso a essas informações de uma maneira tão aberta. É uma tarde que a gente sai com uma cabeça aberta, com muito conhecimento.”