Notícias
CBPF em 22º no ranking de importação do CNPq
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) acaba de ser listado entre as principais entidades importadoras credenciadas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em relatório referente ao ano de 2021.
A publicação lista as 180 entidades que estão credenciadas para proceder com as aquisições de bens destinados à pesquisa científica e tecnológica com benefícios previstos em lei (Lei nº 8.010, de 29 de março de 1990). O CBPF aparece na posição de número 22.
Rosemary Carvalho, Chefe do Serviço de Patrimônio, Importação e Materiais do CBPF, explica que os itens importados são equipamentos e insumos não encontrados no Brasil, que são necessários à pesquisa científica e complementa: “essa posição no ranking do CNPq só fortalece o reconhecimento que já existe por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para esse serviço de importação que é executado não só para o CBPF, mas para todas as Unidades de Pesquisa que fazem parte do acordo de cooperação ”.
O Coordenador de Administração do CBPF, Francisco Roberto Leonardo, ressalta a importância do material adquirido: “são materiais científicos, que modernizam os laboratórios das instituições do MCTI e que fazem parte do acordo de cooperação, para que as mesmas fortaleçam as suas atividades científicas e tecnológicas. ”
O acordo compreende 8 unidades vinculadas ao MCTI: CBPF, Observatório Nacional (ON), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Centro de Tecnologia da Informação (CTI) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
Para o coordenador de administração, “esse ranking mostra a eficiência e o crescimento do CBPF junto às Unidades de Pesquisa do MCTI, no volume de importação demandado pela instituição”. A chefe do Serviço de Patrimônio, Importação e Materiais finaliza concluindo: “São 12 anos de dedicação e empenho, é uma equipe com profissionais que se qualificaram para ter conhecimento necessário para esta função”.