Notícias
COMAN realiza neste dezembro, dias 7 e 8, seu primeiro workshop
Nos próximos dias 07 e 08 de dezembro, a Coordenação de Matéria Condensada, Física Aplicada e Nanociência (COMAN), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), realiza seu primeiro workshop científico.
Serão, ao todo, 38 palestras, ministradas por pesquisadores e tecnologistas da coordenação, bem como por seus pós-doutorandos e colaboradores. Cada uma das apresentações terá duração média de 20 minutos, incluindo a sessão de perguntas.
O evento acontece no auditório do 6º andar do Edifício César Lattes, do CBPF. Haverá ainda uma sessão de pôsteres, no saguão do mesmo andar, com 24 trabalhos de teses de doutorado e dissertações de mestrado em andamento na COMAN, cujo coordenador é o pesquisador titular do CBPF Ivan dos Santos Oliveira Júnior.
Oportunidade e cooperação
Para o coordenador da COMAN, o workshop é uma oportunidade para pesquisadores, tecnologistas, colaboradores e estudantes conhecerem as linhas de pesquisa em matéria condensada, instrumentação científica, física aplicada, nanociências, biofísica, entre outras áreas, que estão em desenvolvimento na COMAN, a qual é responsável pela gestão de mais de R$ 60 milhões em equipamentos, segundo levantamento feito este ano. “Outro destaque do evento é o seminário especial sobre o LabNano [Laboratório Multiusuário de Nanociência e Nanotecnologia], no qual serão apresentadas suas linhas de pesquisa e parcerias”, acrescentou.
“Este workshop é o primeiro evento científico da COMAN e deverá ser realizado anualmente. Espera-se que, com o passar dos anos, ele atraia a participação de membros da comunidade de matéria condensada e do setor empresarial do Rio de Janeiro, estimulando as cooperações científicas e parcerias, tanto com grupos acadêmicos quanto com indústrias nas áreas de instrumentação científica, novos materiais e novas tecnologias, tornando-se, assim, um importante evento regional”, disse Oliveira Júnior
Os trabalhos do workshop começam às 9h e terminam às 18h, com pausas para café e almoço. A abertura do evento será feita por Ronald Shellard, diretor do CBPF. A programação segue abaixo.
A entrada no evento é franqueada a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Não servidores devem apresentar documento de identificação na portaria.