Notícias
Colaboração FACC-CBPF renovada
Às portas de celebrar seu vigésimo ano de criação, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Computação Científica (FACC) teve renovada sua autorização de atuação como fundação de apoio ao Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
A portaria conjunta entre o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), contendo a determinação, foi publicada no último dia 30/11 (Portaria Conjunta nº 193, de 30 de novembro de 2023).
Para Francisco Leonardo, diretor geral da FACC e coordenador de administração do CBPF (COADM/CBPF), “a renovação permite que a colaboração se estenda e fortifique”.
Sobre a FACC
A FACC foi criada em 2004, pequena, abrangendo apenas o Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC e com apenas três funcionários: o diretor geral, o diretor administrativo e uma secretária. Em 2010 foi iniciado um trabalho de crescimento da fundação, envolvendo outras unidades de pesquisa do ministério (MCTI), tentando agregar financiamentos e projetos para a fundação.
Esse movimento trouxe crescimento e a FACC passou de quatro projetos em 2009 para 15 projetos em 2011. Nos anos posteriores novos setores foram criados, dando dinamismo e estrutura à fundação. Em 2017 houve uma mudança no estatuto e todos os diretores das unidades de pesquisa do Rio de Janeiro tornaram-se conselheiros do conselho deliberativo da fundação, o que trouxe fortalecimento e credibilidade para a fundação crescer ainda mais.
“Hoje, 2023, a fundação tem 53 funcionários e mobiliza, em termos de recurso, 700 milhões de reais, superando outras fundações mais antigas do ramo”, apresenta Leonardo.
E conclui: “ (Nosso) viés de futuro é continuar crescendo cada vez mais, não só em instalações como em pessoal, e fazer um trabalho de campo: ir Brasil a fora, saindo do Sudeste e indo em direção às demais regiões, ampliando o horizonte de futuro da FACC”.
Mais informações:
Portaria Conjunta nº 193, de 30 de novembro de 2023: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-conjunta-n-193-de-30-de-novembro-de-2023-527396801