Notícias
CNPEM recebe evento sobre relação Brasil/CERN
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) recebeu no último dia 29/11 o evento “Brasil, Estado membro associado ao CERN: Oportunidades para empresas e indústrias brasileiras”.
Promovido em parceira com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento apresentou oportunidades de colaboração e de negócios em um mercado de alta tecnologia para representantes da indústria, profissionais da comunidade acadêmica e representantes de agências de fomento e inovação. Estiveram presentes a ministra do MCTI Luciana Santos, Salvatore Mele, Conselheiro Sênior de Relações Internacionais do CERN, além de Rafael Navarro, indicado pelo ministério como novo Oficial de Integração Industrial (ILO) do CERN, que fará a intermediação entre as empresas brasileiras e o centro de pesquisa europeu. |
Pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), estiveram presentes os pesquisadores Gilvan Alves, presidente da Rede Nacional de Física de Altas Energias (RENAFAE); e Ignácio Alfonso de Bediaga e Hickman (coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Física de Altas Energias – CERN-Brasil); e integrantes da equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-Rio), Flávio Toledo, Patrícia Coimbra e Cleide Elizeu.
Com o status de Estado Membro Associado do CERN, alcançado este ano, o Brasil se tornou o único país da América Latina a integrar oficialmente a instituição. A posição permite que empresas brasileiras participem de licitações e forneçam equipamentos de alta tecnologia e outros itens de consumo ao instituto europeu.
Encerrando o evento, houve uma visita guiada ao Sirius, conduzida pelo Dr. José Roque, diretor-geral do CNPEM, que apresentou as instalações e explicou detalhes técnicos e científicos do maior acelerador de luz síncrotron do hemisfério sul.
Mais informações:
Transmissão do evento (Canal do CNPEM no YouTube): https://www.youtube.com/watch?v=f316mb8bHJM