Notícias
CBPF prestigia inaugurações no MAST e ON
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) esteve presente em dois importantes eventos na tarde de ontem, 14/08, no campus integrado do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e do Observatório Nacional (ON), ambas unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no Rio de Janeiro. Os eventos contaram com a presença da ministra do MCTI, Luciana Santos e com diretores de outras unidades de pesquisa do ministério.
Diretores das Unidades de Pesquisa e pesquisadores do ON
Crédito: Fernanda Reis (NCS/CBPF)
A primeira cerimônia foi a inauguração do Laboratório de Paleomagnetismo, Cicloestratigrafia e Mineralogia Magnética (LPC2M-ON), que realizará estudos sobre o magnetismo ambiental e o passado geológico profundo da Terra. As pesquisas poderão gerar resultados inéditos sobre a formação das bacias sedimentares e contribuir para a otimização do trabalho e dos recursos empregados na prospecção de petróleo e gás.
Da esquerda para a direita: deputada Jandira Feghali, diretor do ON Jailson Alcaniz, ministra Luciana Santos e pesquisador responsável pelo laboratório Daniel Franco, na inauguração do LPC2M-ON.
Crédito: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
Em sequência, houve a cerimônia de inauguração da nova exposição do MAST “200 anos de ciência e tecnologia no Brasil: um olhar a partir dos artefatos”, que retrata o desenvolvimento tecnológico e científico do Brasil por meio de objetos históricos. Compõem a mostra cerca de 100 itens que foram destaque quando criados ou ao longo das suas trajetórias.
Diretor do MAST Márcio Rangel e ministra Luciana Santos na inauguração da nova exposição do MAST
Crédito: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
Em ambos os eventos a ministra lembrou das medidas adotadas para reverter a situação de fragilidade das unidades de pesquisa que integram a estrutura do MCTI. “Entre as medidas que anunciamos para reestruturar nossas unidades de pesquisa, destaco a realização de concurso público para preenchimento de 814 vagas. Queremos publicar o edital em no máximo 40 dias para acelerar a renovação e recomposição dos quadros técnicos das nossas entidades”, disse Luciana Santos.
Cerimônia de Inauguração do LPC2M-ON.
Crédito: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)