Notícias
CBPF participa de debate das UPs com o MCTI para tratar as perspectivas e o futuro da ciência nacional
A celebração dos 70 anos de fundação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em Brasília, viabilizou um importante debate das Unidades de Pesquisa (UPs) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O encontro, que contou com a participação da Secretaria Executiva (SEXEC) e da Secretaria de Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais (SPEO) do MCTI e de todos os Diretores das Unidades de Pesquisa (UPs) do país, abordou temas vitais para a continuidade e desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no país.
Entre os pontos abordados, destacam-se: a sinalização dos concursos públicos para as UPs que não foram contempladas com seus Editais em 2023; a construção de um novo Programa de Capacitação Institucional (PCI) para os próximos anos, sob coordenação da SPEO; e a recomposição orçamentária das UPs para os anos de 2024 e 2025 – medidas vistas como essenciais para o fortalecimento das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação no país.
Márcio Portes de Albuquerque, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), que participou presencialmente, ressaltou a importância de momentos como esse, que proporcionam diálogo entre a estrutura executiva do Ministério e suas Unidades de Pesquisa. Segundo ele, "o encontro foi uma excelente oportunidade para alinhar expectativas e discutir estratégias para superar os desafios atuais e futuros da ciência e tecnologia brasileira, especialmente dentro do contexto das Unidades de Pesquisa no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Albuquerque enfatizou também que "tais iniciativas promovem uma maior integração e entendimento mútuo, essenciais para o avanço desejado".
Além disso, houve também um momento de reflexão sobre os desafios da gestão em CT&I no âmbito das Unidades de Pesquisa do MCTI, com a presença da Controladoria-Geral da União (CGU), Sr. Tiago Lucas; da Consultoria Jurídica do MCTI (CONJUR), com o Dr. Leopoldo Gomes Muraro; e da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), com o Sr. Augusto César de Mendonça Brasil.
Esse encontro evidencia os efeitos positivos e a necessidade de discussões permanentes, que fortalecem a infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do MCTI, e das políticas públicas para a área.
Mais informações: