Notícias
CBPF homenageia Ronald Shellard
CBPF homenageia Ronald Shellard
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro, realizou na última segunda, 02/05, uma homenagem para Ronald Cintra Shellard, físico e diretor do CBPF falecido em dezembro de 2021. Participaram do evento secretarias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), diretores das Unidades Vinculadas (UVs/MCTI), além de familiares.
Através de relatos e imagens, a trajetória do pesquisador foi relembrada e reverenciada. Os espectadores puderam ouvir um pouco de sua jornada através do olhar dos amigos Márcio P. de Albuquerque, diretor em exercício do CBPF; Carlos Shellard, historiador e filho do homenageado; João Cândido Portinari, professor e escritor; Celso Pansera, político; Mário Pimenta, físico; Ricardo Galvão, físico; e Augusto Gadelha, engenheiro.
Albuquerque destacou sua permanente luta para que a ciência faça parte de nossa sociedade. Shellard tinha a capacidade especial de unir as pessoas mesmo quando havia diversidade, respeitando as diferenças de cada um. Característica esta que ele creditava à sua avó, que sempre o colocava em posição de discordância só pelo prazer da conversa, para que visse pontos diferentes. “Essa característica é essencial para se liderar”, analisou.
Márcio P. Albuquerque
Créditos: Priscila Arrochellas - NCS/CBPF
“Eu sempre vi meu pai como uma espécie de sábio: ele tinha uma visão equilibrada e ponderada das coisas, eu jamais o vi contaminado pela ansiedade que se espalha por todo mundo, como uma outra pandemia”, analisou Carlos em sua fala. Lembrou momentos de sua infância, dos gostos compartilhados e do prazer que o pai tinha em explicar física para os filhos e amigos.
Carlos Shellard
Créditos: Priscila Arrochellas - NCS/CBPF
Portinari em sua fala destacou o caráter generoso e humanista do físico e concluiu dizendo que levará “sempre no pensamento e no coração o orgulho e a alegria de ser do teu tempo, da tua companhia”. Apresentou imagens de momentos compartilhados e conversas que teve com o homenageado.
João Cândido Portinari
Créditos: Priscila Arrochellas - NCS/CBPF
“Shellard foi uma amizade que construí nos últimos anos, ganhei a amizade através do (Ricardo) Galvão”, avaliou Pansera em seu depoimento. A relação, iniciada na posse do físico como diretor do CBPF, foi repleta de conversas. Pansera destacou o orgulho de Shellard em ser diretor do CBPF e seu papel de liderança na coordenação dos institutos de pesquisa e organizações vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Celso Pansera
Créditos: Priscila Arrochellas - NCS/CBPF
O diretor do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), em Portugal, participou remotamente do encontro e falou um pouco dos 34 anos de trabalhos, projetos científicos e aventuras compartilhadas. “Aventura para nós era uma palavra muito forte, construíamos sobre o presente, tínhamos sempre a vontade de construir sobre o futuro, tentar responder, ter desafios”, contou.
Mario Pimenta
Créditos: Priscila Arrochellas - NCS/CBPF
Galvão, que também foi diretor do CBPF de 2004 a 2011, concentrou sua narrativa na importância do pesquisador na associação do Brasil à Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN): “Shellard estava entusiasmadíssimo quando me mandou a notícia de que o Brasil tinha sido aceito como membro do CERN, e é uma pena que ele não esteja mais entre nós”. Finalizou enfatizando que a participação brasileira no CERN é de fronteira, como Shellard gostaria.
Ricardo Galvão
Créditos: Priscila Arrochellas - NCS/CBPF
O último testemunho foi de Gadelha, que falou por si e pelos diretores e colegas das Unidades de Pesquisa do MCTI. Relembrou a empatia do físico, sua tranquilidade, paz e calma que cativavam a todos. “Nós estamos aqui celebrando o Shellard não porque ele faleceu, mas porque ele fez a diferença. Ele é um grande responsável por realizar o presente e construir o futuro da nossa ciência.”
Augusto Gadelha
Créditos: Priscila Arrochellas - NCS/CBPF
A cerimônia foi encerrada com uma exibição de imagens do homenageado, exibida na área externa do instituto.
Mais informações:
Homenagem CBPF a Ronald Shellard: https://youtu.be/jkmLGpfWkvk