Notícias
Audiência Pública na Câmara debate hidrogênio verde
Foi realizada nesta quarta, 28/08, audiência pública sobre o desenvolvimento da indústria do hidrogênio verde no Brasil. Promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados, foi requisitada pelo deputado Reimont (PT-RJ).
O hidrogênio verde é uma forma de energia limpa, sem uso de combustíveis fósseis. “É uma verdadeira bateria química: você pega a água, normalmente em um processo de eletrólise, que é a aplicação de uma corrente elétrica nessa molécula (...) quando nós aplicamos uma corrente elétrica os átomos se separam, o hidrogênio vai para um lado e o oxigênio vai para o outro. (...) E esse hidrogênio é rico em energia, é uma molécula carregada, instável, por isso que o hidrogênio não é encontrado – a não ser em circunstâncias muito excepcionais – isolado, ele é sempre encontrado na natureza conectado ao oxigênio. Mas quando esse hidrogênio é utilizado em um motor, que a gente chama de motor de célula de hidrogênio, ele produz energia”, explica Danilo Zimbres, diplomata de carreira, atualmente lotado na Presidência da República, e ex-chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que integrou a mesa da audiência.
"O hidrogênio verde é considerado uma das apostas das principais nações nessa transição [energética], pois permite a geração, armazenagem e consumo de energia limpa, sem emissão de gases causadores do efeito estufa", explicou Reimont em entrevista para a Agência Câmara de Notícias.
Já há no Brasil uma legislação sobre o tema, tendo o Senado aprovado seu marco regulatório – o Projeto de Lei 2.308/2023, que estabelece diretrizes para a produção, transporte e uso do hidrogênio verde no Brasil, em 12 de junho deste ano. A proposta segue agora para a análise do Plenário.
Márcio Portes de Albuquerque, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), participou como convidado da audiência e, em seu momento de fala, registrou a iniciativa da instituição sobre o tema, que possui grupos de pesquisa voltados a produção de nanomateriais para geração de energia verde e materiais supercapacitores. O Laboratório de Superfícies e Nanoestruturas (LABSURF) e o Laboratório de Lasers, Fotônica e Plasma Aplicado (LAPA), em destaque, receberam este mês a visita de uma especialista em energia verde para trazer novas técnicas eletroquímicas de produção.
Saiba mais:
Audiência Pública: https://www.youtube.com/watch?v=QJFh4xOOBRU&list=TLGGOH_Aqdj9pxAyODA4MjAyNA
Artigo “Desenvolvimento do hidrogênio verde é tema de debate na Câmara” (Agência Câmara de Notícias): https://www.camara.leg.br/noticias/1091080-desenvolvimento-do-hidrogenio-verde-e-tema-de-debate-na-camara
Artigo “Marco legal para a produção do hidrogênio verde vai a Plenário” (Agência Senado): https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/06/12/marco-legal-para-a-producao-do-hidrogenio-verde-vai-a-plenario#:~:text=A%20Comiss%C3%A3o%20Especial%20do%20Hidrog%C3%AAnio,para%20a%20an%C3%A1lise%20do%20Plen%C3%A1rio.
Artigo “CBPF recebe especialista em energia verde”: https://www.gov.br/cbpf/pt-br/assuntos/noticias/cbpf-recebe-especialista-em-energia-verde