Notícias
70 Anos da Teoria de Yang-Mills: uma Sinfonia Inacabada
Em 28 de junho de 1954, Chen Ning Yang e Robert Mills enviavam ao Physical Review o artigo que se tornou a "Teoria de Yang-Mills". A sua impactante consequência para a Física de Interações Fundamentais e Partículas Elementares e para diferentes campos da Matemática Pura e Aplicada faz-se sentir sobretudo a partir dos anos 1960, culminando com a formulação e apresentação do Modelo Padrão da Física de Partículas em 1974. Passados 70 anos, a Teoria de Yang-Mills deixa ainda grandes desafios a serem enfrentados nas comunidades da Física e da Matemática.
Nestes 70 anos do auspicioso artigo de Yang-Mills e nos 50 anos do Modelo Padrão, será realizada dia 12/07, no CBPF, uma série de seminários alusivos ao tema, intitulada “70 Anos da Teoria de Yang-Mills: uma Sinfonia Inacabada”, que buscará reconstituir o processo de construção e consolidação desta teoria que, apesar de seus 70 anos, pode ser considerada como uma jovem teoria, em vista de seus grandes problemas ainda em aberto.
A programação de seminários, com início às 9h no Auditório do 6°andar do Prédio César Lattes, os conferencistas e temas abordados encontra-se em anexo.
Clique aqui e confira a programação completa.