Notícias
22/10 é dia de CBPF na SNCT/MNCTI
Esta sexta-feira, 22/10, é o dia reservado para o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) na programação da ‘18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia’ (SNCT - este ano com o tema: a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta) e do ‘2° Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações’ (MNCTI).
O evento virtual será transmitido pelo canal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) no YouTube, nos horários de 10h, 14h e 16h. A ordem das apresentações ainda não foi divulgada.
Conheça abaixo um pouco do que será apresentado no dia do CBPF na SNCT/MNCTI e participe!
Programação:
"Microcosmo: um passeio pelo mundo do infinitamente pequeno"
- Alberto Reis
A revolução quântica, ocorrida há 100 anos, mudou completamente a nossa visão sobre a estrutura da matéria na sua menor escala. Desde então, sucessivas camadas da matéria foram desvendadas. Nessa palestra, veremos o caminho que nos levou dos átomos aos quarks, e o que é a conexão cósmica: quando a descrição do Universo em sua maior escala depende do conhecimento sobre o mundo microscópico. Apresentaremos também alguns dos principais enigmas da Física do século XXI".
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2776565694162293
"SWGO: Um novo observatório mundial de raios-gama na América do Sul"
- Ulisses Barres
Na Astrofísica moderna vasculhamos o céu com um extenso e variado grupo de instrumentos capazes de observar o Universo nas mais diversas bandas do espectro eletromagnético, desde as ondas de rádio até os raios-gama. Mais recentemente, novos mensageiros juntaram-se a este grupo de perscrutadores celestes, tais como partículas carregadas, neutrinos e ondas gravitacionais, que juntos nos fornecem uma imagem do cosmos antes impensada. Nesta palestra eu apresentarei os planos para a construção de um novo instrumento, único no Hemisfério Sul, que tem por objetivo preencher um nicho fundamental, mas até agora vacante, no tabuleiro de observatórios astronômicos de escala mundial. Trata-se do Southern Wide-Field Gamma-ray Observatory (SWGO), um novo observatório internacional a ser instalado nos Andes, a cerca de 5 mil metros de altitude, para a observação do céu nos raios-gama mais energéticos. Este futuro observatório, cujo projeto tem liderança brasileira, e que nasce da longa tradição de pesquisa em raios-cósmicos na América do Sul, será uma das principais janelas para o estudo dos fenômenos astrofísicos mais extremos da nossa Galáxia, e em particular do Centro Galáctico.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3078826671259613
"A caçada das Ondas Gravitacionais: colisões cósmicas que abrem uma nova janela para o Universo"
- Clécio De Bom
Ondas Gravitacionais são um dos eventos mais espetaculares já observados. Sua previsão é uma consequência da teoria da Relatividade Geral de Einstein. Elas representam oscilações no próprio espaço-tempo. Os atuais detectores de Ondas Gravitacionais são sensíveis a eventos extremamente energéticos como a colisão de dois buracos negros e a colisão de estrelas de nêutrons. Estes eventos são capazes de emitir mais energia do que a luz emitida por todas as estrelas do Universo observável juntas naquele instante. Apesar disso, estes eventos são distantes e difíceis de detectar nos telescópios óticos, apenas um foi detectado até o momento. Neste encontro vamos falar da importância de encontrar essas colisões cósmicas e como elas podem nos ajudar a entender o Universo atual, e talvez, solucionar questões em aberto. Como se trata de um sinal observado por detectores que medem pequenas mudanças no espaço-tempo, a detecção da luz destes eventos em telescópios de forma simultânea abre uma nova forma de observar o Universo. Nos próximos anos, esperamos detectar esses eventos e possivelmente, observar e encontrar, pela primeira, vez alguns novos tipos de colisão cósmica.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5635352837026339
Mais informações:
Canal MCTI: https://www.youtube.com/mcti
Artigo MCTI sobre evento: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2021/10/comeca-2a-edicao-do-mes-nacional-da-ciencia-tecnologia-e-inovacoes