Notícias
2ª Reunião anual da OTAN e 17ª Conferência sobre GCV
No dia 17 de maio de 2022, o CASLODE participou da 2ª Reunião OTAN do Main Group sobre Gestão do Ciclo de Vida de Sistemas de Defesa (GCVSD) - Allied Committee 327 - AC/327. Participaram da reunião os países parceiros OTAN, Agências e Órgãos de interesse, bem como Nações Parceiras para a Paz ( Partners for Peace - PfP ). Cabe ressaltar que o Brasil é o único país não-OTAN, fora do continente Europeu, que integra o Comitê Aliado.
Nessa reunião foram discutidos e deliberados alguns temas, tais como: a importância da interação de representantes da BID na formulação de normas e no alinhamento da metodologia sobre GCVSD; os resultados obtidos pelos Grupos de Trabalho ( Working Groups - WG), apresentados pelos Coordenadores de cada Grupo, os quais o Brasil participa de três; e a pauta da Agenda OTAN sobre mudanças climáticas e segurança.
No dia 18 e 19 de maio de 2022, este Centro participou da 17ª Conferência OTAN sobre GCVSD, contando com a presença de 74 representantes do MD dos países OTAN, de empresas da BID OTAN e de acadêmicos. O propósito da conferência foi apresentar abordagens e conceitos inovadores em apoio à gestão eficaz de Sistemas de Defesa (SD). Dentre os assuntos debatidos, destacaram-se: a importância de haver um entendimento comum dos aspectos praticados em GCVSD; as práticas de gestão empresariais integradas às fases do ciclo de vida de SD, da concepção ao "desfazimento"; e a necessidade de haver uma colaboração eficaz entre as partes interessadas e suas responsabilidades.
A participação nas atividades sobre GCVSD junto à OTAN tem o propósito de buscar conhecimento e práticas desenvolvidas pelos países parceiros da Organização. A partir disso, consolidar a metodologia de GCVSD no âmbito do MD e das Forças por meio da elaboração de Manuais de Boas Práticas, nas áreas de Apoio Logístico Integrado (ALI) - WG 1, Qualidade Integrada ao Ciclo de Vida (QICV) - WG 2 e Custos do Ciclo de Vida (CCV) - WG 3.
“Catalogação e Gestão do Ciclo de Vida em prol de uma BID forte!”