Rui Barbosa
Tendo como uma das suas principais finalidades a publicação e divulgação da obra de seu patrono, a Fundação Casa de Rui Barbosa oferece ao público edições de sua produção bem como trabalhos sobre o grande jurista, que estão relacionados a seguir.
Contudo, o projeto editorial mais importante sobre a produção intelectual de Rui Barbosa, a coleção Obras Completas de Rui Barbosa, tem seus volumes à venda relacionados na seção "coleções" deste catálogo.
Obras avulsas
:: Escritos e discursos seletos. Co-ed. Nova Aguilar. Conjunto de textos representativos de Rui Barbosa, organizado nos seus aspectos: oratória política, oratória jurídica, oratória acadêmica, jornalismo, ensaio e filologia. Além de reproduzir na íntegra os textos selecionados, o volume oferece notas ilustrativas, comentários e ensaios de ruístas eméritos, que precedem cada uma das seções, índices remissivos e bibliografia. 1995. 1.096 p.
:: O dever do advogado. 3. ed. rev. Carta de Rui Barbosa ao advogado Evaristo de Morais, em resposta a uma consulta de caráter ético sobre "um caso de consciência", como o próprio signatário o descreveu: se deve ou não o advogado patrocinar causa de um inimigo político, acusado de crime que abalara a opinião pública no Rio de Janeiro em 1911. Trata-se de uma das mais importantes peças produzidas por Rui a respeito da profissão que abraçou. Prefácio de Evaristo de Morais Filho. 2002. 52 p.
:: Oração aos moços. 6. ed. rev. Estabelecimento de texto e notas de Adriano da Gama Kury. Edição popular anotada do famoso discurso de Rui, que mereceu 27 edições anteriores, em diversos veículos. Preparado para os formandos de 1920 da Faculdade de Direito de São Paulo, dos quais foi o paraninfo, Rui não pôde pronunciá-lo por motivo de saúde. O discurso, uma das mais brilhantes peças produzidas pelo jurista, síntese de sua maturidade intelectual, discorre sobre o papel do magistrado e a missão do advogado. 2003. 78 p.
:: Osvaldo Cruz. Discurso pronunciado por Rui Barbosa em 1917, em homenagem a Osvaldo Cruz, recentemente falecido, é uma peça fundamental para os que se interessam pela história da ciência no Brasil. Não se limitando a fazer o elogio do criador da medicina experimental entre nós, Rui descreve os primeiros passos da atividade científica no Brasil. Prefácio de Carlos Chagas Filho. 1999. 88 p.
:: Rui Barbosa em perspectiva: seleção de textos fundamentais. Organização de Rejane M. Moreira de A. Magalhães e Marta de Senna. Esta seleção de textos pretende dar a conhecer Rui Barbosa aos brasileiros do século XXI, numa perspectiva o mais isenta possível, mostrando aos leitores de hoje, sobretudo os jovens, a importância de Rui nas histórias política, econômica e jurídica brasileiras, as três áreas em que decididamente ele pensou e agiu na defesa intransigente do estado de direito, das liberdades individuais, da democracia e do desenvolvimento do país. 2007. 304 p.