Notícias
Fundação Casa de Rui Barbosa participa do II Encontro Nacional de Gestores de Cultura
Foto : Ylson Dias/OEI
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) está presente no II Encontro Nacional de Gestores de Cultura, que acontece até sexta-feira (25), em João Pessoa (PB). Com o tema Pacto pela Cultura: um Novo Ciclo das Políticas Culturais no Brasil, o evento busca promover reflexões e articulações estratégicas, fortalecendo a cultura como vetor de desenvolvimento humano, social e econômico, com foco no papel dos estados e municípios.
A cerimônia de abertura foi realizada na noite da última quarta-feira (23), no Centro de Convenções da capital paraibana, e contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, além de lideranças e gestores culturais de todo o país. Ao longo dos três dias, mais de 1.500 participantes, representando os 26 estados, o Distrito Federal e cerca de 700 municípios, estarão reunidos para discutir políticas públicas prioritárias para o setor.
Durante a abertura, o presidente da Fundação, Alexandre Santini, destacou a importância do encontro e o compromisso da FCRB com a formação de gestores culturais em todo o Brasil. A Fundação participa ativamente da programação com a apresentação do painel Pesquisadores em Políticas Culturais, que conta com a coordenação de Lia Calabre, chefe do setor de Políticas Culturais da FCRB, e de José Márcio Barros, do Observatório da Diversidade Cultural.
A atividade prevê uma apresentação de experiências e uma roda de conversa voltada à elaboração de um programa nacional de ações formativas para gestores culturais. A proposta é fruto de uma parceria entre a Fundação Casa de Rui Barbosa e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, com o objetivo de atender à crescente demanda por qualificação técnica nos estados e municípios.
O presidente da FCRB, Alexandre Santini, falou sobre a importância do evento, diante das necessidades do setor cultural brasileiro:
“A consolidação deste encontro, agora em sua segunda edição e com a institucionalização do Fórum, é extremamente significativa. Marca, de forma definitiva, a inserção da cultura na agenda pública nacional, com a centralidade que ela merece — tanto como estratégia quanto como projeto de desenvolvimento. Encontros como este são fundamentais: são espaços de articulação, de criação de redes, mas, acima de tudo, são espaços formativos. A qualidade dos debates, dos painéis e dos encontros temáticos propostos revela o compromisso com o aprimoramento da gestão cultural no país. Todos que vêm para cá chegam com a expectativa de aprofundar conhecimentos e fortalecer sua atuação no campo. O volume de recursos disponíveis para a cultura no Brasil nos impõe o desafio urgente de qualificar, em larga escala, os gestores culturais. Precisamos promover, juntos, a construção de um amplo programa de formação para a gestão pública da cultura no Brasil.”
Como entidade vinculada ao MinC, a FCRB contribui com essa iniciativa por meio da experiência acumulada em mais de duas décadas de pesquisa em Políticas Culturais e da atuação da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão, sediada na instituição desde 2016. Além da apresentação do programa, o evento funcionará como espaço de escuta e troca entre os gestores, buscando gerar insumos para o aprimoramento das propostas e fortalecer redes de cooperação federativa.
Sobre o evento
A programação inclui painéis temáticos, capacitações práticas, encontros por área de atuação e espaços de articulação entre os entes federativos, voltados à construção de pactos e estratégias colaborativas para o setor cultural. O Encontro é uma realização do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, com co-realização da Secretaria de Estado da Cultura do Governo da Paraíba. Conta com o patrocínio da Fundação Itaú, parceria do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados e da Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura, cooperação da UNESCO e apoio institucional da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Empreender Paraíba e Ministério da Cultura.