Notícias
As Forças Armadas e a Ditadura” é tema de debate na Fundação Casa de Rui Barbosa
A atividade acontece na próxima quinta-feira (12) e contará com a presença de Jandira Feghali, Luiz Eduardo Soares, José Almino de Alencar e Manuel Domingos
Com o objetivo de preservar a memória das lutas pela democracia e fomentar o debate contra a violação dos direitos humanos ao longo da história do Brasil, a Fundação Casa de Rui Barbosa realizará, na próxima quinta-feira (12), às 14h, o debate “As Forças Armadas e a Ditadura”. O evento terá a participação da deputada federal Jandira Feghali, integrante da frente internacional de parlamentares em defesa da democracia, do antropólogo e cientista político Luiz Eduardo Soares, de José Almino de Alencar, doutor em Sociologia e pesquisador da FCRB, e do professor e pesquisador Manuel Domingos.
Jandira Feghali falou sobre a importância do debate diante dos acontecimentos recentes no Brasil: “Há 60 anos, um golpe militar instaurou uma ditadura brutal no Brasil, com assassinatos, torturas, exĺios e a supressão dos direitos civis. Escapamos por muito pouco de reviver este período de trevas recentemente, como os indiciamentos do ex-presidente e de mais de 20 militares no inquérito do golpe nos mostram. Não podemos nos enganar: a ameaça golpista ainda nos ronda. Por isso, debates como este são tão importantes. A memória e a história são instrumentos fundamentais para a defesa da democracia".
A iniciativa "Memória, Coração do Futuro" é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Caliban Cinema e Conteúdo, com apoio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Seu objetivo é promover um conjunto de eventos culturais continuados que discutem a preservação da memória e sua relevância para a manutenção da democracia.
Serviço:
Debate: “As Forças Armadas e a Ditadura”
Local: Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa
Endereço: Rua São Clemente, 134, Botafogo - RJ
Data: 12 de dezembro
Horário: 14h
Entrada: Sem necessidade de inscrição, mas sujeita à lotação do espaço.