Perspectivas em conservação preventiva
Publicado em
02/09/2019 00h00
Atualizado em
04/05/2022 17h42
Nesta edição, a série abordará a temática Sistema integrado de informações para a preservação do patrimônio cultural. A palestra será ministrada por Mariana Freitas de Andrade (UFRJ) e acontece na quinta-feira, dia 5 de setembro, às 17h, na sala de cursos. A entrada é franca.
A palestra versa sobre as atividades desenvolvidas no âmbito da bolsa de Iniciação Científica da pesquisa “Plano de Conservação Preventiva do Museu Casa de Rui Barbosa: Documentação para preservação”, sob orientação da Arquiteta Dsc. Claudia S. Rodrigues de Carvalho, no período de agosto de 2015 a julho de 2018. A pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de um processo contínuo de documentação sobre o Museu Casa de Rui Barbosa, com a finalidade de monitorar e controlar a qualidade para sua preservação, gerenciamento e uso. Nos primeiros módulos, o foco da pesquisa foi a conservação e restauração das fachadas do Museu, em seu terceiro módulo o foco voltou-se para os jardins históricos. As informações recolhidas nos três anos de pesquisa foram sistematizadas de modo a construir uma cronologia sobre as intervenções realizadas no Museu, identificando os principais atores envolvidos, bem como o escopo.
::Sobre a palestrante
Bacharel e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez parte dos Laboratórios de Pesquisa "Programa de Historiografia e Ciência da História e da Cultura (PROCULT)" e "Laboratório de Estudos sobre Poder, Religião e Religiosidade no mundo Ibero-Americano (SACRALIDADES)" na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi bolsista de Iniciação Científica na Fundação Casa de Rui Barbosa durante 3 anos, cuja pesquisa foi premiada na 11ª Jornada de Iniciação Científica da Instituição. Participou do grupo de pesquisa "Conservação Preventiva de Edifícios e Sítios Históricos" da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi estagiária no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).
Organização: Núcleo de Preservação Arquitetônica - CMI