Pensar a imprensa
Publicado em
05/09/2019 00h00
Atualizado em
04/05/2022 17h42
Em setembro, a série “Pensar a Imprensa” analisa a coluna “Croniquetes” de Artur Azevedo no periódico feminino Estação. A palestra Escrita para mulheres no final do século XIX: As croniquetas de Artur Azevedo na “Estação” será ministrada por ministrada por Tatiana Siciliano (PUC-RJ) no dia 12/09, às 17h, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Entrada franca.
:: Ementa
Cronista, contista e dramaturgo, Artur Azevedo (1855-1908) publicou, diariamente, por mais três décadas nos principais periódicos do país, artigos sobre momentos transformadores como a Abolição e a Proclamação da República. Em dezembro de 1885, usando o pseudônimo Eloy, o herói, ele lança no periódico feminino A Estação uma coluna: “Croniquetas”. Escrita em tom coloquial, marcado por humor e ironia característicos, Azevedo comentava ali os principais acontecimentos do Rio de Janeiro. Suas "Croniquestas" nos revelam o Brasil múltiplo e embebido em tensões políticas e sociais do final do século XIX
"Pensar a Imprensa" é uma série de encontros mensais com pesquisadores que têm como objeto ou fonte de seus trabalhos a imprensa – jornal, rádio, televisão e internet. Uma reflexão sobre a produção acadêmica acerca dos meios de comunicação de massa.
A realização da série é do grupo de pesquisas inscrito do CNPq: “Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX”, coordenado por Joëlle Rouchou (FCRB), Isabel Lustosa (FCRB), Isabel Travancas (UFRJ) e Tania de Luca (USP).