Memória & Informação
Publicado em
13/09/2019 00h00
Atualizado em
04/05/2022 17h42
No dia 18/09, o tema da série quinzenal “Memória e Informação” será “As marginálias de Rui Barbosa na obra “Os Sermões”, do Padre Antônio Vieira: Diretrizes de representação descritiva”. Com a presença de Luziana Jordão Lessa Trézze (Unirio/FCRB), o evento acontece às 14h30, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa. A entrada é franca.
::Ementa
Pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia, da UniRio. Trata-se do resultado de uma pesquisa sobre a representação descritiva de marginalias. Do mesmo modo que livros, periódicos, catálogos, entre outros tipos de materiais são considerados valiosos como fontes de informações, as anotações realizadas por seus leitores também merecem atenção. Contudo, geralmente, os instrumentos utilizados para orientar a representação descritiva de um item a tratam de modo superficial. Consequentemente, instituições responsáveis pela guarda de documentos com tais atributos não as descrevem, e quando o fazem, adotam a forma simplificada, salvo quando o anotador seja conhecido e, por isso, tenha relevância a sua identificação. Dentro desse contexto, esta palestra tem por objetivo expor a proposta de diretrizes de representação para as anotações manuscritas no Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais (RUBI), da Fundação Cassa de Rui Barbosa (FCRB), tendo por base as anotações realizadas por Rui Barbosa na obra “Os Sermões”.
::Sobre a palestrante
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) no ano de 2011. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGB). Trabalha na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) na Coordenação do RUBI, Repositório de Informações Culturais e na gestão do respectivo contrato. É assistente editorial do Periódico eletrônico Memória e Informação da FCRB. Participa do Grupo de Pesquisa "A representação descritiva no Brasil", da UniRio e do Grupo de Pesquisa de "Tecnologias e Comunicação em Instituições de Memória (GPTICIM)", da FCRB. Atua em comissões de Tecnologia da Informação e elaboração de Manual de Procedimentos. Possui experiência na área de humanidades digitais, curadoria digital, repositórios digitais e tecnologia da informação.