Memória & Informação
Publicado em
16/04/2019 00h00
Atualizado em
04/05/2022 17h43
A série quinzenal "Memória e Informação" promove no dia 24/4, às 14h30, a palestra "Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ocasos e alvoreceres de uma enorme parte da cidade” com a presença de Luiz Vaz. Na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Babosa com entrada franca.
:: Ementa
O gigantismo da Zona Oeste, um passado de pioneirismo como ‘Subúrbio Monárquico’, a formação de bairros industriais e de vocação rural, que formam hoje os quatro maiores bairros da cidade. Deste passado ‘prestigioso’, saltando os epítetos de SERTÃO CARIOCA e Zona Rural e subúrbio desprestigiado. A agência de criadores (as), trabalhadores (as), pesquisadores (as) das áreas da Arte, Cultura e Memória para reagir a um desadensamento da vida sociocultural da região no vintênio de 1980/2000. A recomposição (em curso) de um QUADRO SOCIAL DE MEMÓRIA desfeito por falta de investimento em infraestrutura do Estado, afluxos populacionais, queda do modelo de produção e outras causas. Informações sobre cinco Casas Suburbanas de Arte, Cultura, Memória e as suas resistências à desertificação cultural da região.
:: Sobre o palestrante
Professor de Artes, Poeta, Mestre em Memória e Acervo, morador e ativista de Arte, Cultura e Memória Comunitária da Zona Oeste do Rio de Janeiro.