História e culturas urbanas
Publicado em
11/09/2019 00h00
Atualizado em
04/05/2022 17h42
A série História e culturas urbanas promove, no dia 26/09, a palestra De “Cidade Maravilhosa” a “Cidade Mulher”: o Rio de Alvaro Moreyra e seus discípulos, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. O encontro terá a presença da historiadora Cláudia Mesquita (Universidade Salgado de Oliveira). Entrada franca, 18h, na sala de cursos.
Os anos 1920 foram pródigos na confirmação da mística do Rio como “Cidade Maravilhosa”, exaltada por cronistas e poetas. A “Cidade Mulher”, título da coletânea de crônicas de Alvaro Moreyra, lançado em 1923, é um clássico da conformação de um perfil de cidade associado à representação feminina.
A partir dessa obra seminal, pretendemos refletir sobre a importância de Alvaro Moreyra para uma geração de compositores, cronistas e poetas, representada na “Princesinha do Mar”, de João de Barro e Alberto Ribeiro, em “As Cariocas”, de Sérgio Porto, na “Garota de Ipanema”, de Tom e Vinicius, entre outras construções do gênero, suas exaltações românticas, alegorias, contradições e a construção de territórios culturais associados a um perfil de mulher, no decorrer do século XX na cidade do Rio de Janeiro.
O evento faz parte da série especial “Figurações materiais e simbólicas da cidade”. História e culturas urbanas ocorre na última quinta-feira de cada mês, exceto nas férias escolares.
A série ocorre na última quinta-feira de cada mês, exceto nas férias escolares. Concede-se certificado a pedidos.