História e culturas urbanas
Publicado em
18/11/2019 00h00
Atualizado em
04/05/2022 17h42
No dia 28/11, às 18h, a série de palestras “História e culturas urbanas” realiza a sétima do ano, dando continuidade ao especial “Figurações materiais e simbólicas da cidade” com a palestra “A patrimonialização do Cais do Valongo”. O encontro contará com a presença dos palestrantes Juliana Oakim e Helder Viana (Instituto Rio Patrimônio da Humanidade). Na sala de cursos com entrada franca.
::Ementa
Em 2011, durante as obras de revitalização da região portuária, foi encontrado o sítio arqueológico Cais do Valongo, o principal porto de desembarque de africanos escravizados das Américas. Novamente visível (e reconhecido como patrimônio mundial pela Unesco em 2017), seu ressurgimento suscitou novos debates sobre a desigualdade racial e a relação do estado com o patrimônio cultural afro-brasileiro.
A série ocorre na última quinta-feira de cada mês, exceto nas férias escolares. Concede-se certificado, a pedidos.
::Sobre a série especial “Figurações materiais e simbólicas da cidade”
Paisagens, monumentos, objetos, canções, imagens ou símbolos têm enorme poder de evocação e síntese do espírito de uma cidade. Explorar tais ícones revela outras percepções, em geral naturalizadas, sobre o fenômeno urbano.